Notícias

Salvo pelo gongo

Em cima da hora, uma liminar suspendeu a votação que decidiria, esta manhã, sobre a disponibilidade das águas do rio São Francisco para o projeto de transposição. Cerca de 100 pessoas, entre defensores e opositores da transposição, encheram o auditório do Ibama em Brasília para acompanhar as discussões do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos (CNRH), presidido pela ministra Marina Silva, sobre um parecer técnico emitido pela Agência Nacional de Águas (ANA). O documento diz que o volume de água do São Francisco é suficiente para atender aos objetivos do projeto. Se a votação de hoje aprovasse o parecer da ANA, estaria aberto o caminho para o licenciamento ambiental das obras da transposição. Mas a liminar que suspendeu a votação argumenta que o CNRH não tem autoridade para decidir sobre o assunto. A lei 9.433/97 dá ao Comitê da Bacia do São Francisco a prerrogativa de autorizar intervenções em suas águas. E o Comitê, que tem várias restrições ao projeto do governo, ainda não chegou a uma decisão final.

Lorenzo Aldé ·
30 de novembro de 2004 · 22 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
2 de junho de 2026

Falhas em permissões de garimpo permitiram movimentar R$ 18,4 bilhões em ouro, diz Greenpeace

Relatório aponta que títulos minerários foram usados para dar aparência legal a ouro extraído ilegalmente em Terras Indígenas e unidades de conservação da Amazônia

Notícias
2 de junho de 2026

Mudança silenciosa no CAR do Pará esconde identidade de proprietários rurais

Nova plataforma do Cadastro Ambiental Rural passou a ocultar nomes e CPFs de proprietários, reduzindo informações antes disponíveis ao público

Colunas
2 de junho de 2026

Duas boas notícias sobre visitação a parques nacionais brasileiros

Visitação cresceu 8,3% e chegou ao recorde de 13,6 milhões enquanto a concentração nos top 5 chega ao menor nível histórico. O que mudou no ranking, quais parques entraram no reporte e o que ainda falta explicar

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.