Referência em pesquisas científicas na região, o grupo também promove atividades de Educação Ambiental e Birdwatching sob a missão de promover o uso sustentável e racional do patromônio natural. O lema “Divulgar e Conhecer para Preservar” segue princípios educacionais e conservacionistas a fim de incentivar práticas saudáveis e ambientalmente seguras, aproximando a população da natureza.
Iniciado em 2007 com pequena escala, hoje o grupo tornou-se o Instituto Ecológico Francaves, que os permite atuar no setor de gerenciamento ambiental, prestar serviços ambientais às empresas e indústrias do interior de São Paulo. Projetos como o “Ilhas de Biodiversidade” são iniciativas conservacionistas importantes do grupo, que já possui listagem oficial contendo 207 espécies de aves silvestres em remanescentes vegetais de Cerrado e Mata Atlântica.
O Francaves abrange diversos profissionais e interessados na área de Birdwatching e conservação, encontrando-se aberto à participação do público em suas atividades. Conheça algumas espécies de destaque observadas pelo grupo, como as belas imagens de espécies ameaçadas enviadas pelo leitor Cadu Amorim, integrante do grupo.
Confira o passeio do Francaves:
Para conhecer mais: www.francaves.com.br
Leia também
Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo
Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década →
Como as canoas havaianas podem ser aliadas à pesquisa sobre microplásticos?
Pesquisadores da UFC desenvolveram uma nova metodologia capaz de captar dados relacionados a microplásticos com baixo custo e sem emissão de CO₂ →
Macaco-aranha-da-cara-branca é destaque de pesquisa e turismo no Cristalino
Retomada do monitoramento do macaco na RPPN Cristalino revela novas informações e ajuda a promover turismo e Rota dos Primatas de Mato Grosso →




