A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza, irá investir 500 mil reais em projetos de conservação da biodiversidade em edital aberto em agosto. Serão escolhidas 19 iniciativas de organizações não-governamentais ou fundações ligadas às universidades que contribuam efetivamente para a preservação da natureza no Brasil.
Os projetos devem estar diretamente relacionados com as linhas temáticas delineadas pela organização, como ações e pesquisas para a conservação de espécies e comunidades silvestres em ecossistemas naturais; ações para implementação de políticas voltadas à conservação de ecossistemas naturais; ações para a restauração de ecossistemas naturais; ações para prevenção ou controle de espécies invasoras; estudos para criação ou manejo de unidades de conservação; e pesquisa sobre vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às mudanças climáticas.
A Fundação irá priorizar projetos que promovam resultados imediatos, ou que representem esforços de médio a longo prazo visando um impacto duradouro para a conservação de espécies, habitats e ecossistemas alvos das equipes proponentes. É importante que as iniciativas visem a elaboração de informações para a tomada de medidas conservacionistas e que ampliem o conhecimento acerca dos sistemas naturais, elucidando aspectos relevantes para a proteção de ambientes e espécies ameaçados.
As inscrições estão abertas até dia 31 de agosto e devem ser feitas pelo site da Fundação O Boticário (www.fundacaoboticario.org.br). Os projetos selecionados pelos membros do Conselho Curador da Fundação O Boticário nesse semestre receberão o apoio a partir de janeiro de 2011, com distribuição ao longo do período dos estudos, que podem ter duração de um ou dois anos.
“O apoio a projetos tem como premissa ser uma ação contínua, já que a proteção ao meio ambiente requer ações permanentes e urgentes, realizadas enquanto ainda há tempo para protegermos parte do que resta do rico patrimônio natural brasileiro”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação O Boticário.
Para Saber Mais:
www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaoboticario
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Publicação orienta gestores municipais sobre prevenção e resposta a desastres climáticos
Guia Prático de Enfrentamento ao Super El Niño e Eventos Climáticos Extremos reúne orientações para que prefeituras incorporem a adaptação climática ao planejamento da gestão pública →
À espera de um filhote de harpia
Saga de sete dias para capturar o filhote na Mata Atlântica baiana permite instalação de transmissor que ajudará a coletar dados inéditos sobre a espécie →
O que a invasão dos javalis nos ensina sobre o princípio da precaução
Quando os princípios ambientais recomendam cautela, avaliação prévia dos riscos e mais estudos, muitos provavelmente enxergam tais exigências como entraves burocráticos ao desenvolvimento →

