O Blog meu passeio recebe relatos, viagens e experiências de seus leitores. Para incluir seu passeio, basta enviá-lo para o email [email protected] ou, utilizar a sua conta do twitter diretamente pelo endereço eletrônico http://twitter.com incluindo o hashtag #meupasseio, o que disponibilizará sua história automaticamente em ((o)) eco.
O passeio em questão começou com a continuidade de descobrir de qual animal se tratava que emitia sons desconhecidos nesta região (Baixada Santista). Como conhecedor há mais de trinta anos deste lugar, aproximadamente há três anos comecei a ouvir um som que se assemelhava ao relinchar de um cavalo, não tão eloqüente, mas lembrava!
Combinamos o acampamento para o dia 15/05/2010, eu e meus filhos, após uma longa caminhada chegamos ao local escolhido; à noite já se anunciava, montamos as barracas fizemos um lanche e fomos deitar. O dia amanheceu nublado e silencioso, mesmo assim saímos para fotografar e nada de especial acontecera, o dia era mesmo só para dormir!
A noite seguinte, toda de chuva! Então resolvemos levantar acampamento e voltar para casa; mochilas prontas equipamentos bem acondicionado “pé na estrada” andávamos há vinte minutos quando, de repente, meu coração quase parou ao depararmos com um bando de muriquis em uma árvore frutífera, aflito com a possibilidade de não conseguir registrar esse momento, abri a mochila, peguei a câmera e comecei a fotografar; com tantos anos de mato ainda me emociono em algumas situações, eu tremia muito!
O Muriqui (Brachyteles aracnoides) é o maior primata das Américas, vive só na Mata atlântica é endêmico do Brasil e estão entre os 25 animais mais ameaçados de extinção do planeta. Encontrar esses animais livres na natureza é indescritível o sentimento, são criaturas maravilhosas! Enfim as fotos que quero dividir com vocês, e espero que a responsabilidade de protegê-los também!




Leia também
Peixes do rio Doce continuavam contaminados quatro anos após desastre de Mariana
Análise abrangente realizada em 2019 detectou o acúmulo de 13 metais pesados e outras substâncias tóxicas, desaconselhando o consumo por riscos à saúde humana →
Maior cajueiro do mundo vira unidade de conservação no Rio Grande do Norte
O Monumento Natural Estadual Cajueiro de Pirangi garante a proteção da árvore gigante, ponto turístico da praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim →
Ibama desmantela esquema de madeira ilegal no Pará e aplica mais de R$ 15 milhões em multas
Fiscalização em Altamira e Uruará identificou serrarias irregulares, descumprimento de embargos e indícios de extração em terras indígenas e áreas protegidas →




