Notícias

Encontro com muriqui na Baixada Santista

Meu coração quase parou ao depararmos com um bando de muriquis, aflito para registrar esse momento, abri a mochila e tirei a câmera.

Carlos Alberto Prudente ·
16 de setembro de 2010 · 14 anos atrás
 

O Blog meu passeio recebe relatos, viagens e experiências de seus leitores. Para incluir seu passeio, basta  enviá-lo para  o email [email protected] ou, utilizar a sua conta do twitter diretamente pelo endereço eletrônico http://twitter.com incluindo o hashtag #meupasseio, o que disponibilizará sua história automaticamente em ((o)) eco.

O passeio em questão começou com a continuidade de descobrir de qual animal se tratava que emitia sons desconhecidos nesta região (Baixada Santista). Como conhecedor há mais de trinta anos deste lugar, aproximadamente há três anos comecei a ouvir um som que se assemelhava ao relinchar de um cavalo, não tão eloqüente, mas lembrava!
 
Combinamos o acampamento para o dia 15/05/2010, eu e meus filhos, após uma longa caminhada chegamos ao local escolhido; à noite já se anunciava, montamos as barracas fizemos um lanche e fomos deitar. O dia amanheceu nublado e silencioso, mesmo assim saímos para fotografar e nada de especial acontecera, o dia era mesmo só para dormir!

A noite seguinte, toda de chuva! Então resolvemos levantar acampamento e voltar para casa; mochilas prontas equipamentos bem acondicionado “pé na estrada” andávamos há vinte minutos quando, de repente, meu coração quase parou ao depararmos com um bando de muriquis em uma árvore frutífera, aflito  com a possibilidade de não conseguir registrar esse momento, abri a mochila, peguei a câmera e comecei a fotografar; com tantos anos de mato ainda me emociono em algumas situações, eu tremia muito!

O Muriqui (Brachyteles aracnoides) é o maior primata das Américas, vive só na Mata atlântica é endêmico do Brasil e estão entre os 25 animais mais ameaçados de extinção do planeta. Encontrar esses animais livres na natureza é indescritível o sentimento, são criaturas maravilhosas! Enfim as fotos que quero dividir com vocês, e espero que a responsabilidade de protegê-los também!

 

 

 

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.