Notícias

Será que vai dar tempo?

O Ibama anunciou que vai intensificar o combate a desmatamentos na região da Terra do Meio, no Pará. A região detém uma parcela de floresta amazônica preciosa em madeira de lei e biodiversidade. Ao mesmo tempo, está localizada entre os Rios Xingu e Iriri e ameaçada pelos gigantes municípios de São Félix do Xingu e Altamira, habitados por madeireiros, grileiros e pecuaristas. O Ibama anunciou que vai contar com 90 veículos e equipamentos de ponta na região a partir da segunda quinzena de março, mas o Instituto também avisou que a temporada de desmatamento, que normalmente começa em junho, já está a todo vapor. A previsão é de que 30 mil hectares de floresta nativa sejam postos abaixo até fevereiro. O Plano de Macrozonemanto do Pará determina que boa parte da Terra do Meio vire área de proteção integral. O projeto de lei está pronto, mas foi retirado em dezembro da pauta de votação da Assembléia Legislativa do estado.

Carolina Elia ·
25 de janeiro de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
1 de maio de 2026

Entrando no Clima #73 – Santa Marta e a força da coalizão

Sem acordo global, Conferência Global para a Transição para Longe dos Combustíveis Fósseis aposta no multilateralismo para tirar o petróleo do centro da economia

Salada Verde
30 de abril de 2026

Maior evento de observação de aves do mundo contará com etapa no norte do Paraná

Global Big Day promove a observação de aves como ferramenta para conservação; movimento no Brasil ganha força com o turismo de natureza na região norte do Paraná

Reportagens
30 de abril de 2026

Santa Marta encerra conferência com avanço político e pressão por tratado dos fósseis

Sem acordos vinculantes, conferência articula coalizão internacional e pressiona por saída dos combustíveis fósseis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.