Impulsionar o desenvolvimento científico no Brasil, ampliando o investimento em conhecimento e contribuindo para manter os ciclos ecológicos vitais para o equilíbrio no planeta. Foi com esses objetivos que a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza se tornou uma das primeiras instituições nacionais ligadas à iniciativa privada a financiar projetos de conservação da biodiversidade brasileira.
Em 20 anos de atuação, completados em 2010, quase US$ 10,3 milhões já foram doados para 1246 projetos de cerca de 400 instituições de todo o Brasil.
Nesse semestre, 18 novos projetos serão apoiados pela organização, que vai doar R$ 514 mil distribuídos ao longo do período de duração das iniciativas e atuaram em 15 estados que contemplam cinco dos seis biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônia, Pampa, Cerrado e Caatinga. Além do ambiente marinho.
Desde 1990, quando foi criada, as pesquisas apoiadas contribuíram para a descoberta de 38 novas espécies de plantas e animais, bem como a proteção de 164 espécies ameaçadas de extinção. Ainda por meio do apoio a projetos, a Fundação Grupo Boticário também financiou a criação, proteção ou manejo de 233 unidades de conservação no Brasil.
As inscrições para a escolha de novos projetos estão abertas, e vão até o dia 31 de março, pelo site do Grupo O Boticário, o www.fundacaoboticario.org.br, no link O Que Fazemos > Editais. Podem se inscrever organizações não-governamentais ou fundações ligadas a universidades, que contribuam para a conservação da natureza no Brasil. Os projetos serão contemplados já no primeiro semestre de 2011.
Leia também
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →
Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia
Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local →