Notícias

Mapa global de uso da terra

Faça download do mais novo levantamento feito com imagens de satélite da Agência Espacial Europeia. Explore utilizando ferramenta interativa.

Redação ((o))eco ·
16 de fevereiro de 2011 · 11 anos atrás

 No fim de 2010, a Agência Espacial Europeia (ESA) em parceria com Universidade de Louvain (Belgica) divulgou um dos mais precisos mapas globais de uso da terra já feitos. Com imagens captadas durante os 12 meses de 2009 através do sensor MERIS, a bordo de seu satélite Envisat.

O GlobCover é um atualização sobre um mapa que utilizava mesma metodologia em 2005, também pela ESA. Os parâmetros de classificação de uso terra são os mesmos utilizados pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO). Não há uma versão traduzida dos critérios. As legendas estão em inglês.

Clique aqui para baixar o poster em alta resolução.

Alternativamente, você pode usar a ferramenta de zoom disponibilizada aqui. Aproximando a visão sobre a América do Sul, pode-se notar a densa cobertura de florestal da Amazônia, classificada como floresta fechada com cobertura florestal ‘sempre verde’ (Closed (>15%) evergreen forest). Está bem destacado também o maior remanescente de Mata Atlântica na divisa entre São Paulo e Paraná, ao longo da costa.

 

Leia também

Notícias
14 de janeiro de 2022

Thiago de Mello, conhecido como o “poeta da floresta”, morre aos 95 anos

Poeta e jornalista amazonense cantou em prosa e verso sua luta pela preservação da maior floresta tropical do mundo

Reportagens
14 de janeiro de 2022

Venenos usados na soja seguem prejudicando a produção de frutas no Rio Grande do Sul

Agrotóxicos contra pragas resistentes ao glifosato contaminam e destroem plantios de uvas e outras economias no estado. Questão aguarda decisão judicial há mais de 1 ano

Análises
14 de janeiro de 2022

Monitoramento do comércio de combustível de aviação ajuda no combate ao crime ambiental

Desregulamentação e desestatização não pode significar abandono total do controle da distribuição e revenda, sob risco de aumentar o descaminho do combustível e sua utilização em atividades criminosas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. Diego diz:

    Onde assisto ao filme? O link já era…