![]() |
A Bolívia está entre os países com maior perda florestal do mundo. A informação vem de estudo publicado pela revista Science no dia 15 deste mês, que mapeou as mudanças na cobertura florestal no planeta.
O estudo levou em conta o período entre 2000 e 2012 e coloca a Bolívia na 12ª posição no ranking da perda de cobertura florestal mundial, com 29.867 km² de florestas que desapareceram entre esses anos, embora tenha ganho 1.736 km² de novas florestas.
O trabalho é resultado do esforço conjunto de 15 universidades e organizações de pesquisa, com a ajuda do Google e 650 mil imagens feitas do satélite Landsat7.
De acordo com Armando Rodríguez, especialista em geomática aplicada da Fundação Amigos da Natureza (FAN), este “é o primeiro mapa mundial de mudanças da cobertura florestal, tem alta resolução (30 por 30 metros) e incorpora a análise de mudanças como perda/ganho e a permanência da extensão florestal”.
A Fundação Amigos da Natureza já havia publicado anteriormente o Mapa de Desmatamento das Terras Baixas e Yungas da Bolívia, que se diferencia do mapa de mudanças da cobertura florestal porque faz uma análise do desmatamento a cada 5 anos (2000-2005-2010). De acordo com este mapa, entre os anos 2000 e 2010 desmatou-se 18 mil km2 (1,8 milhões de hectares) nas terras baixas e Yungas da Bolívia. Terras Yungas compõem a região andina situada entre 1.900 e 3.800 metros de altitude.
No mapa abaixo podemos ver o resultado de um incêndio florestal em 2010 na Reserva de Vida Silvestre Rio Blanco e Negro:
Rodríguez lembra que é necessário marcar a diferença entre desmatamento — ligado a mudanças de uso do solo de florestas para agricultura — e perda da cobertura florestal, que estaria mais relacionada a incêndios. Na Amazônia boliviana, diz ele, os incêndios são causados especialmente pelo mau uso e descontrole do fogo, porque são áreas que estão perto de zonas agropecuárias. Os trabalhadores rurais perdem o controle das queimadas, que se alastram e destroem a floresta. Entretanto, diz o especialista, “as áreas queimadas podem seguir o processo de regeneração florestal e crescer novamente”.
MAPAS
Outro incêndio relacionado a estradas e pecuária
Perda de cobertura florestal entre 2000-2012
Perda de cobertura florestal por ano
Aumento de cobertura florestal entre 2000-2012
Percentual cobertura florestal ano 2000
Perda/aumento/extensão cobertura florestal
Saiba Mais
Mapa Global Forest Change
Mapa de Desmatamento da Bolívia
Leia Também
Bolívia: 1,8 milhões de hectares de florestas perdidos em 10 anos
10 anos de incêndios e queimadas na Bolívia
Esforço internacional mapeia desmatamento no mundo
Leia também

Comunidade internacional não deve poupar esforços para ajudar a proteger Amazônia, diz Noruega
Ministro norueguês do Clima e Meio Ambiente se encontrou nesta quarta-feira (22) com Marina Silva. País nórdico é o maior doador do Fundo Amazônia →

Projeto quer frear avanço da soja no Pantanal em MS
Proposta quer proibir novos plantios de soja e outras monoculturas para proteger bioma de ameaças como a perda de habitat e contaminação da água →

Publicação detalha a diversidade dos povos e dos ataques aos indígenas brasileiros sob Bolsonaro
“Povos Indígenas no Brasil 2017-2022”, produzido pelo Instituto Socioambiental, apresenta um amplo panorama do período considerado um dos piores para os indígenas →
Falar (mal) do governo Bolsonaro é fácil. Mas, e os governos anteriores, o que fizeram pelo indio. É sempre motivo para falatórios, principalmente na época de eleições. E o novo governo, o que fez até o momento? vamos dar uma olhada daqui 6 meses, e daqui 2 anos. E, do mesmo modo, as florestas. Este ano, até o momento, os orgãos de imprensa noticiam aumento do desmatamento. Como mudar isso para valer? e deixar de ser só coisa de momento. Estou cheio de tanto blá blá blá – voces me entendem bem.