Notícias

Campanha contra o uso de agrotóxico

Movimentos sociais começam nesta quarta-feira em Brasília uma jornada em resposta aos ruralistas e pedem menor uso de pesticidas na agricultura.

Redação ((o))eco ·
6 de abril de 2011 · 15 anos atrás

Nesta quarta-feira, dia 6 de abril, começará a Jornada Contra o Uso de Agrotóxicos, em defesa do Código Florestal e pela Reforma Agrária, em Brasília-DF. Serão dois dias de debates, mesas redondas, atos e audiência pública. Os organizadores querem discutir e reivindicar a eliminação do uso dos agrotóxicos, a manutenção do atual Código Florestal e a luta pela reforma agrária.

A primeira mesa redonda acontecerá dia 06 de abril, às 8 horas da manhã, no auditório do Campus UnB Planaltina (http://e-groups.unb.br/fup/localizacao.htm), e tem como tema “Agrotóxicos – da pesquisa à industrialização e comercialização, saúde e justiça ambiental”.

Os palestrantes serão os professores César Koppe Grisolia (UNB) e Fernando Carneiro (UNB – integrante da Coordenação do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos). Os moderadores são: professor Flavio M. Pereira da Costa – coordenador do núcleo de Agroecologia (FUP) e Ricardo T. Neder – Observatório do movimento pela tecnologia social na América Latina.

No mesmo dia, já para depois do almoço, é a alimentação que será discutida. Os palestrantes Maria Luiza (Coordenadora de Agricultura Familiar – PNAE/FNDE) e Letícia Silva (ANVISA) conversarão sobre a “Alimentação Escolar e Agrotóxicos: Os Princípios da Alimentação Saudável e da segurança alimentar”. A mesa será moderada por moderadora Paula Petracco (IfamBiental), no auditório do IFB (http://www.ifb.edu.br/planaltina/ localizacao-planaltina), das 13:30h às 15:30h.

Quase no mesmo horário da palestra descrita acima, às 12:40hs, no Anfiteatro 09, também na UNB, acontece a “Roda de diálogos sobre Agrotóxicos”. O assessor da comissão de saúde da Câmara, Prof. Fernando Carneiro (UNB), conversará com a também professora da UNB, Ana Maria Junqueira (Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária). O mediador é Fábio dos Santos Miranda (da Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal).

Marcha dos Trabalhadores em Defesa do Código Florestal, contra o Uso de Agrotóxicos e pela Reforma Agrária

No dia 07 de abril – às 7h da manhã no parque da Cidade (ExpoBrasilia) – acontecerá a concentração para a Marcha dos Trabalhadores em Defesa do Código Florestal, contra o Uso de Agrotóxicos e pela Reforma Agrária. De lá a manifestação segue até o Congresso Nacional, às 9h, onde haverá o debate sobre “Agrotóxicos e saúde dos trabalhadores”.

O evento ocorre no plenário 7 do Anexo II. Os palestrantes são da Via Campesina e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E para finalizar a programação, das 14h às 17h – no Auditório 3 da Faculdade de Saúde Coletiva da UNB, O professor Fernando Carneiro dará uma aula ampliada sobre “Saúde, ambiente e trabalho: o risco dos agrotóxicos”.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.