Notícias

A Semana em ((o))eco – A aprovação do Código Florestal

Caros amigos de ((o))eco A terça-feira dia 24 de maio pode entrar para a história do Brasil como o dia em que se deu o primeiro passo para um enfraquecimento na legislação ambiental do país.

·
28 de maio de 2011 · 15 anos atrás
Caros amigos de ((o))eco,

A terça-feira dia 24 de maio pode entrar para a história do Brasil como o dia em que se deu o primeiro passo para um enfraquecimento na legislação ambiental do país.

Na Câmara dos Deputados, em uma sessão extraordinária terminada às 23:50 hs, a maioria dos parlamentares votou sim pela aprovação do polêmico relatório do deputado Aldo Rebelo.

Nós de ((o))eco passamos todo o dia 24 acompanhando as negociações que levaram ao acordo para a aprovação do texto do Código Florestal. As atualizações foram enviadas diretamente do Congresso pela  editora de Política Ambiental Nathália Clark via o nosso twitter. A opinião do público com relação às discussões no Congresso também pôde ser acompanhada através de nossa ferramenta de monitoramento em tempo real.

Tão logo a sessão na Câmara terminou, o site de ((o))eco já disponibilizava uma análise do voto no plenário. Em nosso especial “Quem votou a favor e quem votou contra o Código Florestal”, pode se ver a orientação de cada partido, a porcentagem de votos sim em cada um deles, e também os nomes de cada um dos deputados e sua opção.

O dia seguinte à já famigerada votação do relatório de Aldo também deu pano para manga. Ouvimos 4 ambientalistas de organizações reconhecidas que deixaram impressões nada animadoras em seus comentários. Também fizemos uma análise comparativa do texto original do Código Florestal e das mudanças aprovadas na Câmara, além de contarmos quais serão os próximos passos no Senado.

Também fizemos análises mais aprofundadas sobre qual o impacto da mudança no Código Florestal em temas importantes para o país. Flávia Moraes, editora de Clima e Energia, ouviu especialistas para avaliar as contradições entre o texto de Aldo e a Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Já o editor de Conservação Vandré Fonseca com ajuda da repórter Karina Miotto investigou quais os riscos para a Amazônia de uma mudança da lei ambiental.

Nós vamos continuar cobrindo com atenção o debate nacional em torno do Código Florestal. Você pode acompanhar as atualizações em nossa página especial e também participar com email para [email protected].

Saudações e boa semana

Gustavo Faleiros

Editor-chefe

Leia também

Externo
9 de janeiro de 2026

Peixes do rio Doce continuavam contaminados quatro anos após desastre de Mariana

Análise abrangente realizada em 2019 detectou o acúmulo de 13 metais pesados e outras substâncias tóxicas, desaconselhando o consumo por riscos à saúde humana

Salada Verde
9 de janeiro de 2026

Maior cajueiro do mundo vira unidade de conservação no Rio Grande do Norte

O Monumento Natural Estadual Cajueiro de Pirangi garante a proteção da árvore gigante, ponto turístico da praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim

Notícias
9 de janeiro de 2026

Ibama desmantela esquema de madeira ilegal no Pará e aplica mais de R$ 15 milhões em multas

Fiscalização em Altamira e Uruará identificou serrarias irregulares, descumprimento de embargos e indícios de extração em terras indígenas e áreas protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.