Notícias

A Semana em ((o))eco – A aprovação do Código Florestal

Caros amigos de ((o))eco A terça-feira dia 24 de maio pode entrar para a história do Brasil como o dia em que se deu o primeiro passo para um enfraquecimento na legislação ambiental do país.

·
28 de maio de 2011 · 15 anos atrás
Caros amigos de ((o))eco,

A terça-feira dia 24 de maio pode entrar para a história do Brasil como o dia em que se deu o primeiro passo para um enfraquecimento na legislação ambiental do país.

Na Câmara dos Deputados, em uma sessão extraordinária terminada às 23:50 hs, a maioria dos parlamentares votou sim pela aprovação do polêmico relatório do deputado Aldo Rebelo.

Nós de ((o))eco passamos todo o dia 24 acompanhando as negociações que levaram ao acordo para a aprovação do texto do Código Florestal. As atualizações foram enviadas diretamente do Congresso pela  editora de Política Ambiental Nathália Clark via o nosso twitter. A opinião do público com relação às discussões no Congresso também pôde ser acompanhada através de nossa ferramenta de monitoramento em tempo real.

Tão logo a sessão na Câmara terminou, o site de ((o))eco já disponibilizava uma análise do voto no plenário. Em nosso especial “Quem votou a favor e quem votou contra o Código Florestal”, pode se ver a orientação de cada partido, a porcentagem de votos sim em cada um deles, e também os nomes de cada um dos deputados e sua opção.

O dia seguinte à já famigerada votação do relatório de Aldo também deu pano para manga. Ouvimos 4 ambientalistas de organizações reconhecidas que deixaram impressões nada animadoras em seus comentários. Também fizemos uma análise comparativa do texto original do Código Florestal e das mudanças aprovadas na Câmara, além de contarmos quais serão os próximos passos no Senado.

Também fizemos análises mais aprofundadas sobre qual o impacto da mudança no Código Florestal em temas importantes para o país. Flávia Moraes, editora de Clima e Energia, ouviu especialistas para avaliar as contradições entre o texto de Aldo e a Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Já o editor de Conservação Vandré Fonseca com ajuda da repórter Karina Miotto investigou quais os riscos para a Amazônia de uma mudança da lei ambiental.

Nós vamos continuar cobrindo com atenção o debate nacional em torno do Código Florestal. Você pode acompanhar as atualizações em nossa página especial e também participar com email para [email protected].

Saudações e boa semana

Gustavo Faleiros

Editor-chefe

Leia também

Salada Verde
3 de março de 2026

Ibama cria comissão para gerir bens apreendidos e tenta dar mais agilidade às destinações

Portaria fixa prazo de 30 dias para criação das comissões e detalha critérios técnicos para avaliar, doar ou leiloar bens apreendidos em fiscalizações ambientais

Dona Francisca, da etnia Atikum, no Encontro de Saberes da Caatinga. Foto: Fred Rahal Mauro | Encontro de Saberes da Caatinga
Análises
3 de março de 2026

Onde os biomas se abraçam

Saberes tradicionais fortalecem a Caatinga na Serra de Exu; Desde 2016, anualmente ocorre um encontro que celebra essa sociobiodiversidade

Salada Verde
3 de março de 2026

ICMBio regulamenta voos de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu

Nova portaria fixa altitude mínima, horários restritos e proíbe drones recreativos no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.