Notícias

A Semana em ((o))eco – A aprovação do Código Florestal

Caros amigos de ((o))eco A terça-feira dia 24 de maio pode entrar para a história do Brasil como o dia em que se deu o primeiro passo para um enfraquecimento na legislação ambiental do país.

·
28 de maio de 2011 · 15 anos atrás
Caros amigos de ((o))eco,

A terça-feira dia 24 de maio pode entrar para a história do Brasil como o dia em que se deu o primeiro passo para um enfraquecimento na legislação ambiental do país.

Na Câmara dos Deputados, em uma sessão extraordinária terminada às 23:50 hs, a maioria dos parlamentares votou sim pela aprovação do polêmico relatório do deputado Aldo Rebelo.

Nós de ((o))eco passamos todo o dia 24 acompanhando as negociações que levaram ao acordo para a aprovação do texto do Código Florestal. As atualizações foram enviadas diretamente do Congresso pela  editora de Política Ambiental Nathália Clark via o nosso twitter. A opinião do público com relação às discussões no Congresso também pôde ser acompanhada através de nossa ferramenta de monitoramento em tempo real.

Tão logo a sessão na Câmara terminou, o site de ((o))eco já disponibilizava uma análise do voto no plenário. Em nosso especial “Quem votou a favor e quem votou contra o Código Florestal”, pode se ver a orientação de cada partido, a porcentagem de votos sim em cada um deles, e também os nomes de cada um dos deputados e sua opção.

O dia seguinte à já famigerada votação do relatório de Aldo também deu pano para manga. Ouvimos 4 ambientalistas de organizações reconhecidas que deixaram impressões nada animadoras em seus comentários. Também fizemos uma análise comparativa do texto original do Código Florestal e das mudanças aprovadas na Câmara, além de contarmos quais serão os próximos passos no Senado.

Também fizemos análises mais aprofundadas sobre qual o impacto da mudança no Código Florestal em temas importantes para o país. Flávia Moraes, editora de Clima e Energia, ouviu especialistas para avaliar as contradições entre o texto de Aldo e a Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Já o editor de Conservação Vandré Fonseca com ajuda da repórter Karina Miotto investigou quais os riscos para a Amazônia de uma mudança da lei ambiental.

Nós vamos continuar cobrindo com atenção o debate nacional em torno do Código Florestal. Você pode acompanhar as atualizações em nossa página especial e também participar com email para [email protected].

Saudações e boa semana

Gustavo Faleiros

Editor-chefe

Leia também

Salada Verde
30 de janeiro de 2026

PF investiga fraudes em licitações da Agência Nacional de Mineração

Operação Pedra Turva apura manipulação de leilões de áreas minerárias com invasão de sistemas, uso de empresas de fachada e negociação irregular de direitos

Reportagens
30 de janeiro de 2026

“Quem para a lama da morte?”

Rejeitos dos transbordamentos de minas da Vale contaminam rio Paraobeba e afluentes. Comunidades ribeirinhas, já impactadas por Brumadinho, revivem drama

Externo
30 de janeiro de 2026

Tubarões são famosos por seus dentes ameaçadores, mas a acidificação dos oceanos pode torná-los mais fracos

Cientistas alemães descobriram que a acidificação dos oceanos pode enfraquecer os dentes de tubarões nas futuras gerações, devido a mudanças na química marinha

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.