Notícias

ANA abre edital para estudo de aquífero

Trabalho será para entender e proteger o aquífero Guarani, que ocupa área equivalente a dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Daniele Bragança ·
1 de julho de 2011 · 15 anos atrás
A Agência Nacional de Águas (ANA) abriu edital para contratação do “Estudo da Vulnerabilidade Natural à Contaminação e Estratégias de Proteção do Sistema Aquífero Guarani nas Áreas de Afloramento”, cujo objetivo é planejar medidas de proteção das águas subterrâneas, principalmente contra contaminação, do Sistema Aquífero Guarani (SAG).

Serão dois anos de trabalho que servirá de subsidio às decisões dos órgãos estaduais gestores dos recursos hídricos subterrâneos que fazem parte do SAG.

As inscrições irão até o dia 2 de agosto. As empresas interessadas que atenderem às exigências do edital poderão enviar suas propostas para participar da licitação na modalidade de concorrência.

O estudo abrange as áreas de afloramento do SAG, regiões onde o aquífero aparece à superfície do terreno – e que ocupam um território que equivale aproximadamente a soma das áreas de Rio de Janeiro e Espírito Santo: 87.400 km². Tais áreas englobam parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Aquífero Guarani é considerado a segunda maior reserva de água doce do mundo e também abrange parcialmente Argentina, Paraguai e Uruguai.

O trabalho deverá não só avaliar e rastrear as fontes potenciais de poluição, mas também propor estratégias de uso e proteção das águas SAG, incluindo propostas de áreas de proteção de aquíferos e perímetros de proteção de poços de abastecimento, visando à proteção da qualidade das águas subterrâneas, como previsto na Agenda de Águas Subterrâneas da ANA.

Click aqui para ler o edital.
 
Saiba Mais

Mapa esquemático do Sistema Aquífero Guarani

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental. →

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
5 de outubro de 2026

Conama discute revisão de regra para APPs e proteção de olhos d’água intermitentes

Revisão da Resolução 303/2002 será discutida nesta terça-feira; especialistas defendem que proteção de olhos d’água intermitentes seja mantida de forma expressa na norma →

Externo
5 de outubro de 2026

Mundo precisa investir US$ 1,7 trilhão por ano para aumentar renováveis até 2030

Valor é quase três vezes superior ao investimento de 2025, segundo a Irena; 93 de 120 NDCs dependem total ou parcialmente de apoio internacional →

Salada Verde
5 de outubro de 2026

Deputado que propôs a derrubada do Parque Nacional do Albardão é reeleito no RS

Alceu Moreira, que entrou com um projeto de anulação da unidade de conservação do município de Santa Vitória do Palmar, foi o 5° candidato mais votado do estado para o cargo →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.