Notícias

Segundo trimestre apresenta um aumento de 4,2% no consumo de energia

Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica indica os setores comercial e residencial como os responsáveis pelo acréscimo no consumo energético.

Flávia Moraes ·
31 de outubro de 2011 · 14 anos atrás
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciou um acréscimo de 4,2% no consumo de energia elétrica para o segundo trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2010. O crescimento dos setores comercial e residencial entre julho e setembro, respectivamente, 8,1% e 6,4% impulsionaram o resultado positivo. Só no mês de setembro, o consumo nacional de energia elétrica na rede somou 36.699 gigawatts-hora (GWh).

O Relatório Mensal do Mercado de Energia Elétrica mostra que de todos os trimestres de 2011, este último foi o que apresentou um maior crescimento do consumo residencial de energia (ver Gráfico 1). A EPE acredita que esse fato se explica pelo crédito difundido à população, as boas condições do mercado de trabalho e a taxa de desocupação, que declina a cada ano.

No comércio, o estudo indica o melhor desempenho dos últimos 5 anos, com registro de consumo de 17,6 terawatts-hora (TWh) (ver Gráfico 2). Dividindo por região, o Centro-Oeste destaca-se como a de maior crescimento no setor comercial: 14,1% no Distrito Federal e 15,3% no Mato Grosso. O Sudeste, marcou crescimento de 7,5%; o Sul teve como mais significativo os valores de Santa Catarina, com 10,7% e no Nordeste, o destaque foi o crescimento de 10,6% em Pernambuco.

Na indústria, o aumento do consumo de energia foi tímido, mantendo os mesmos 2% do segundo trimestre. Esse crescimento só ocorreu pelo desempenho da atividade industrial nas regiões Norte e Centro-Oeste, que expandiram além das demais regiões do país, respectivamente, 7% e 18%.


  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
22 de março de 2026

Governo amplia áreas protegidas no Pantanal e fortalece proteção do bioma

Anúncio foi feito pelo presidente Lula em evento que precede a 15º COP das Espécies Migratórias, em Campo Grande (MS). Pantanal é o bioma com menor proporção de UCs

Reportagens
20 de março de 2026

Pesquisa revela bactéria de mamíferos em piolho de ave marinha

Achado inédito em ave migratória sugere novas rotas de circulação de patógenos entre oceanos e amplia lacunas sobre a ecologia de bactérias associadas a mamíferos

Salada Verde
20 de março de 2026

Inscrições abertas para mestrado em Desenvolvimento Sustentável na UFRRJ

As inscrições para o Mestrado Profissional estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão presenciais no Rio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.