Notícias

Segundo trimestre apresenta um aumento de 4,2% no consumo de energia

Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica indica os setores comercial e residencial como os responsáveis pelo acréscimo no consumo energético.

Flávia Moraes ·
31 de outubro de 2011 · 14 anos atrás
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) anunciou um acréscimo de 4,2% no consumo de energia elétrica para o segundo trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2010. O crescimento dos setores comercial e residencial entre julho e setembro, respectivamente, 8,1% e 6,4% impulsionaram o resultado positivo. Só no mês de setembro, o consumo nacional de energia elétrica na rede somou 36.699 gigawatts-hora (GWh).

O Relatório Mensal do Mercado de Energia Elétrica mostra que de todos os trimestres de 2011, este último foi o que apresentou um maior crescimento do consumo residencial de energia (ver Gráfico 1). A EPE acredita que esse fato se explica pelo crédito difundido à população, as boas condições do mercado de trabalho e a taxa de desocupação, que declina a cada ano.

No comércio, o estudo indica o melhor desempenho dos últimos 5 anos, com registro de consumo de 17,6 terawatts-hora (TWh) (ver Gráfico 2). Dividindo por região, o Centro-Oeste destaca-se como a de maior crescimento no setor comercial: 14,1% no Distrito Federal e 15,3% no Mato Grosso. O Sudeste, marcou crescimento de 7,5%; o Sul teve como mais significativo os valores de Santa Catarina, com 10,7% e no Nordeste, o destaque foi o crescimento de 10,6% em Pernambuco.

Na indústria, o aumento do consumo de energia foi tímido, mantendo os mesmos 2% do segundo trimestre. Esse crescimento só ocorreu pelo desempenho da atividade industrial nas regiões Norte e Centro-Oeste, que expandiram além das demais regiões do país, respectivamente, 7% e 18%.


  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.