Notícias

Uganda lança seu primeiro carro elétrico nacional

O Kiira é um veículo de dois lugares, autonomia de 80 km e atinge 65 km/hora. Da carroceria ao motor, é um projeto quase 100% doméstico.

Redação ((o))eco ·
4 de novembro de 2011 · 13 anos atrás
Esse é o Kiira, carro elétrico de 2 lugares projetado e construído em Uganda. foto: Faiswal Kasirye
Esse é o Kiira, carro elétrico de 2 lugares projetado e construído em Uganda. foto: Faiswal Kasirye
“O veículo acelera muito rápido, o motor é forte e tem marcha-a-ré perfeita. É capaz de subir ladeiras com inclinação de 55 graus, o desempenho foi bom”, declarou Paul Isaac Musasizi, ao jornal local Daily Monitor, ao fim da estreia do Kiira, o veículo elétrico de 2 lugares projetado pela sua equipe.

Musasizi é professor da Universidade Makerere, que fica em um subúrbio de Kampala, capital de Uganda. Ele liderou o grupo de 25 pessoas que ao longo de três anos desenvolveu o veículo.

Nesse primeiro teste, na última terça, o Kiira atingiu 65 km/hora e só mostrou um defeito, a direção puxou um pouco. Logo ela, único item grande importado de um projeto que se orgulha de ser quase 100% nacional. O carroceria do pequeno automóvel é de fibra de vidro, ele oferece dois lugares e tem, hoje, 80 km de autonomia entre recargas. No futuro, com a adição de energia solar, pretende chegar a 200 km de autonomia. Se comercializado, o preço ficará entre 10 e 15 mil dólares.

Uganda fica entre Sudão, Quênia e Tanzânia, tem uma população de 31 milhões de habitantes e renda per capita de 1.000 dólares por ano (cerca de um décimo da brasileira). Depois de ficar conhecido por um período triste, a sanguinária ditadura de Idi Amin dos anos 70, é uma ótima notícia que o país volte ao noticiário por um feito tecnológico.

A equipe já está entusiasmada com o seu próximo projeto: um ônibus elétrico de cerca de 30 lugares para transporte público.

No vídeo abaixo, veja o teste e uma entrevista do prof. Musasizi a NTV, uma TV de Uganda.

via Engadget


Leia também

Notícias
9 de dezembro de 2024

Diretor-presidente do Ipaam é afastado após envolvimento em suposto esquema de fraude ambiental no Amazonas

Além de Juliano Valente, outros membros da diretoria do órgão foram presos preventivamente pelos crimes contra o Meio Ambiente, Patrimônio Genética contra a Flora

Reportagens
9 de dezembro de 2024

Trabalho análogo à escravidão na pecuária do Pará chega a 31% nos últimos dois anos, revela pesquisa

Prevalência de trabalho forçado e tráfico de mão de obra identificada em todos os principais indicadores por estudo que ouviu 1.241 trabalhadores em Marabá, Ulianópolis e Itupiranga

Notícias
9 de dezembro de 2024

Agronegócio alega infração econômica e pede que Cade investigue Moratória da Soja

Senador bolsonarista autor da proposta alega que moratória fere direito à livre iniciativa e prejudica produtores. Políticos fortalecem ataque a normas protetivas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.