Notícias

Fotografias de bicicleta e arte de rua em São Paulo

Peixes dourados, pandas coloridos e outras imagens fantásticas ilustram galeria de arte a céu aberto no Beco do Batman, na Vila Madalena. Confira fotos

Redação ((o))eco ·
17 de novembro de 2011 · 14 anos atrás

De bicicleta, é possível parar e olhar. Ontem, nasceram novos peixes dourados no meu caminho. Um artista genial (alguém sabe quem é?) deixou de presente essa pintura que extrapola a parede, ganha a calçada e envolve quem passa. Quem passa caminhando ou de bicicleta, pelo menos. Enquanto as fotos abaixo foram feitas, 10 motoristas passaram apressados por essa fantástica galeria de arte a céu aberto – um deles, mesmo com a estreiteza do beco, deve ter passado a uns 50 km/h. Este, com certeza nem reparou nos peixes dourados.

O desenho acima e os demais abaixo são parte de uma exposição de arte permanente que acontece na Vila Madalena há décadas. No Beco do Batman (clique para ver o endereço no Google Maps), uma ruela apertada que não tem nome oficial, artistas se revezam deixando pinturas sensacionais. O local está em constante mudança, com um trabalho sobrepondo o outro. Não se paga para entrar e nem para sair. Alguns dos desenhos tem mensagens fortes e diretas, como o último desta série. E arte para conviver, interagir e pensar.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
17 de abril de 2026

Entidades científicas cobram governo por atraso em plano de transição energética

Carta da SBPC e ABC afirmam que prazo dado por Luiz Inácio Lula da Silva não foi cumprido e alerta para riscos climáticos e econômicos

Salada Verde
17 de abril de 2026

Frente ambientalista apresenta plano para reorientar agenda ambiental no Parlamento

Plano articula sociedade civil e parlamentares para ampliar pressão política e unificar agenda ambiental no Congresso Nacional

Salada Verde
16 de abril de 2026

Ipaam regulamenta cadastro ambiental obrigatório e integra sistema ao Ibama no Amazonas

Norma unifica registros, define cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Amazonas (TCFA/AM) e amplia controle sobre atividades potencialmente poluidoras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.