
No maravilhoso rio Tapajós, formado da confluência dos rios Juruena e Teles Pires não é diferente. Ali está em processo de licenciamento a usina de São Luiz do Tapajós, com capacidade de geração de cerca de 6,1 mil MW.
Entre os dias dias 19 de setembro e 9 de outubro, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou uma expedição bem nas corredeiras São Luiz do Tapajós, próximo a Itaituba, estado do Pará. Ali está o maior mosaico de unidades de conservação da Amazônia. A expedição fez o primeiro levantamento dos peixes e seus parasitas na região.
A diversidade da ictiofauna é incrível: foram capturadas e identificadas 160 espécies. Mas o total deve passar de 250 espécies já que muitas foram levadas para identificação posterior .
O fotógrafo da expedição Leonardo Milano e o ICMBIO gentilmente cederam estas fotos coletadas durante o trabalho dos pesquisadores.
Leia também
Blog da Expedição Juruena
Fotografia: o Juruena que não volta mais
Majestosos Rios da Amazônia
Leia também

Um ano sem Dom e Bruno: entre a luta por justiça e a força do legado ambiental
Na praia de Copacabana, mobilização celebra a memória viva e cobra punição dos culpados pelos assassinatos do jornalista e do indigenista em uma Amazônia ainda ameaçada →

Combate ao crime na Amazônia será ampliado com novo programa de segurança, diz Lula
Presidente anunciou uma série de ações contra grilagem de terras, garimpo, extração de madeira, caça e pesca ilegais no bioma →

Lula anuncia que vai revisar “pedalada climática” de Bolsonaro
No Dia do Meio Ambiente, governo se compromete a rever metas climáticas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, com promessa de desmatamento zero até 2030 →