Notícias

Energia elétrica de renováveis na Alemanha assume 2º lugar

A eletricidade produzida através de fontes renováveis na Alemanha cresceu de 16,4%, em 2010, para 19,9% em 2011, um aumento de um quinto.

Redação ((o))eco ·
28 de dezembro de 2011 · 10 anos atrás
Turbinas eólicas em Schleswig-Holstein, Alemanha. Foto: BlueRidgeKitties
Turbinas eólicas em Schleswig-Holstein, Alemanha. Foto: BlueRidgeKitties

A eletricidade produzida através de fontes renováveis na Alemanha cresceu de 16,4%, em 2010, para 19,9% em 2011, de acordo com dados da indústria. Esses 3,3 pontos percentuais representam um crescimento de um quinto em apenas um ano.

A soma da energia eólica, solar, biomassa e hidrelétrica ultrapassou a produzida, individualmente, por carvão mineral e energia atômica. Essa última caiu de 22,4%, em 2010, para 17,7% em 2011, principalmente depois da decisão da chanceler Angela Merkel de fechar um reator antigo. A promessa é de que até 2022 todas as usinas atômicas sejam fechadas.

No mesmo período, a energia eólica subiu de 6% para 7,6% do total, um aumento de um quarto. “Energia gerada por biomassa perfez 5,2% do mix alemão, seguida de perto por solar e hidrelétrica”, diz a agência de notícias UPI.

A má notícia fica por conta do carvão vegetal (lignite coal) que é a fonte mais usada para produzir energia elétrica no país e também uma das formas mais sujas de se produzir energia. Este subiu de 23,2% para 24,6% no último ano. Mas um aumento anual de um quinto das energias renovável mostra que é possível que elas substituam fontes fósseis. Nesse ritmo, isso poderia acontecer em cerca de uma década. “A meta da União Europeia é descarbonizar o setor até 2050”, completa a UPI.

 

Leia também
:
 

Dica: Ecogeek

Leia também

Notícias
6 de dezembro de 2021

Servidores ambientais sofrem emboscada durante fiscalização contra invasores em reserva de RO

Emboscada aconteceu no entorno do Parque Estadual Guajará-Mirim. Invasores usaram uma criança como escudo para evitar que policiais atirassem. Um servidor foi baleado

Salada Verde
6 de dezembro de 2021

General Heleno defende garimpo em áreas de fronteira na Amazônia

“Continuaremos a mapear nossas riquezas pelo bem do Brasil e do nosso povo” disse ministro do Gabinete de Segurança Institucional, em resposta à denúncia da Folha de S. Paulo

Notícias
6 de dezembro de 2021

Queimada iniciada em pasto atinge Estação Ecológica de Murici, em Alagoas

Incêndio iniciou na quinta-feira (2) e levou mais de 13 horas para ser contido. Multa para o proprietário da fazenda onde iniciou o fogo foi calculada em 312 mil reais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta