Notícias

Contra araucárias

Deputados e lideranças do setor madeireiro do interior de Santa Catarina usaram a tática de “botar terror” para impedir a realização de consultas públicas para a criação de duas unidades de conservação nas cidades de Abelardo Luz e Ponte Serrada. Eles espalharam boatos sobre o perigo do desemprego e os prejuízos à economia local se forem criados o Parque Nacional das Araucárias, que pode preservar quase 19 mil hectares de fragmentos florestais, e a Estação Ecológica da Mata Preta, com cerca de 9 mil hectares. A população já estava organizada para atrapalhar as consultas e, por medida de segurança, a polícia decidiu suspendê-las. As audiências ainda não foram remarcadas, mas, segundo a Rede de ONGs da Mata Atlântica, o pacote de unidades de conservação na região Sul vai sair do papel. O governo pretende homologar oito delas em maio, durante as atividades da Semana da Mata Atlântica, que este ano homenageia justamente as araucárias.

andreia · Andreia Fanzeres ·
26 de abril de 2005 · 21 anos atrás
  • Andreia Fanzeres

    Jornalista. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Foto: Simone Corrêa Becker / Wikimedia
Notícias
2 de julho de 2026

Câmara aprova regime de urgência para PL que reduz APA da Baleia Franca, em SC

Com isso, projeto de lei que exclui parte terrestre da Área de Proteção Ambiental (APA) no litoral catarinense pode ir direto ao Plenário para votação

Colunas
2 de julho de 2026

Quem nasceu primeiro: a ciência ou a ancestralidade?

Reconhecer os saberes tradicionais não é olhar para trás, mas compreender que uma sociobioeconomia justa e sustentável só se constrói quando ciência e ancestralidade caminham juntas

Notícias
2 de julho de 2026

Copa do Mundo das áreas protegidas: Grupo I

Bicampeã mundial e candidata ao título, a França também se destaca na conservação da natureza, com quase 7 mil áreas protegidas e parques

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.