Notícias

Mobilização em favor de bicicletas ganha força em Cuiabá

Massa Crítica local ocupa as ruas da capital do Mato Grosso em dia de corrida tradicional para cobrar políticas públicas e investimentos em favor de bicicletas

Redação ((o))eco ·
19 de janeiro de 2012 · 10 anos atrás

A mobilização em favor de bicicletas ganhou força em Cuiabá este mês, após a criação da Bicicletada de Reis, evento paralelo a Corrida de Reis, uma das mais tradicionais do Centro-Oeste. Como forma de chamar a atenção das autoridades para a necessidade de melhorar as condições para os ciclistas, os participantes vestiram narizes de palhaços e exibiram faixas e cartazes em uma animada pedalada neste mês. A Massa Crítica ganhou espaço enquanto os atletas da prova percorriam as ruas da cidade. Entre as reivindicações estão melhorias na infraestrutura cicloviária, com a criação de redes compostas por ciclovias e ciclofaixas. O grupo também recolheu assinaturas pela aprovação da Lei da Mobilidade Urbana Sustentável, a Lei da Bicicleta, como está sendo chamada. A Malu Brandão, mais conhecida como Malu de Bicicleta, registrou o evento no seu blog A Menina que Pedala. Sua amiga Amanda Fernandes encaminhou o texto aqui para o Outras Vias, compartilhado logo abaixo. As duas são integrantes do movimento Ciclovias Já, que reúne cicloativistas locais no facebook. As fotos são de Joana Salomoni.


“Bicicletada de Reis (MC) e o Movimento Contra Corrupção (MCC)
 
O que é a Bicicletada de Reis? É a forma de celebrarmos o veículo BICICLETA na maior corrida de rua do Centro-Oeste brasileiro, a Corrida de Reis. Inauguramos a 1ª Edição, a proposta desse movimento ciclístico foi também protestar sobre as ciclovias e ciclofaixas em Cuiabá em todos os corredores viários e vias estruturais previstos no Plano de Mobilidade para Copa 2014. Além disso, foi dia de arrecadação de assinaturas para o Projeto de Lei (Lei da Bicicleta em Mato Grosso) . Vamos assinar pessoal, queremos ou não ciclovias? Se cada um ajudar, mas rápido podemos avançar nesta questão e cobrar dos nossos representantes.
 

Ciclovias Já!

 

Queremos ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, segurança nas ruas, educação aos motoristas e que isso NÃO acabe em pizza

 

  Bicicleta é SUSTENTABILIDADE, ecologicamente correto e viável.
  Somos os palhaços ciclistas… sem ciclovias, sem ciclofaixas, sem segurança, assim não dá, quando é que Cuiabá vai ACORDAR?

  
Parabéns a todos que compareceram neste dia e contribuíram com seus esforços, além de prestigiar os atletas mato-grossenses unimos o útil ao agradável – prestigiar, celebrar e reivindicar realizando um manisfesto em prol das ciclovias e contra corrupção em Mato Grosso, todos por uma Cuiabá melhor. Galera, vamos mudar esse cenário cultural de protesto em Cuiabá, está muito brando as manifestações e só quem modifica somos nós, o povo. Não vamos nos calar. ATITUDE galera.Afinal, o que diz o artigo 1º da Constituição Federal de 1988? Parágrafo único. “Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Felicidades… a luta está começando, precisamos dessa UNIÃO galera!
Vejo vocês num próximo encontro!

Malu de Bicicleta.”

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.