Notícias

Ibama divulga números dos licenciamentos ambientais de 2011

Número de licenças cresce 32% em relação ao ano anterior. Previsão é que licenciamentos no setor elétrico e de infraestrutura disparem.

Daniele Bragança ·
19 de janeiro de 2012 · 10 anos atrás
Licenciamento ambiental de redes de transmissão foi o que mais cresceu em 2011. foto: divulgação PAC-Governo Federal
Licenciamento ambiental de redes de transmissão foi o que mais cresceu em 2011. foto: divulgação PAC-Governo Federal
O Ibama divulgou ontem o balanço do ano de 2011 de atividades do órgão e os números de novos licenciamentos impressionam: com uma média de 2,5 licenças emitidas por dia,  foram dadas 624 licenças ambientais, número que representa um aumento de 32% em relação a 2010. Ele foi puxado principalmente pelo sistema de transmissão de energia elétrica, que cresceu 77%. A emissão de Termos de Referência, que subsidiam a elaboração dos estudos de impacto ambiental, também cresceu outros 77%.

Além disso, foram realizadas 20 audiências públicas, produzidos 2.392 documentos técnicos, indeferidos 4 pedidos de instalação de empreendimentos e devolvidos 10 estudos ambientais. 

A previsão do Instituto é que o número de licenciamentos ligados ao setor de Energia só vai aumentar. Conforme previsto no Plano Decenal de Expansão de Energia, até 2020, a extensão de linhas de transmissão no Brasil crescerá 42.5 mil quilômetros e, em geração, 33.3 Giga watts.  Das linhas de transmissão, 76,26% devem ser licenciados pelo Ibama. Para as hidrelétricas, esse número solta para 95%.   

Na área de transporte, o Ibama deverá licenciar 12.790km a mais de ferrovias e 8 mil km de rodovias, até 2015.

Por causa do Pré-Sal, outro setor que terá aumento expressivo no número de solicitações de licenças é o setor de produção de petróleo,. Até 2020 a produção de petróleo passará de 2,325 milhões para 5,756 milhões de barris/dia, salto de 226,33%.

Para atender a crescente demanda, em 2010, o governo publicou novas regras para o licenciamento ambiental no setor de portos, rodovias, exploração de gás e petróleo e linhas de transmissão de energia. Em 10 anos, houve um aumento de 700% nos pedidos feito ao Ibama.

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
6 de dezembro de 2021

Servidores ambientais sofrem emboscada durante fiscalização contra invasores em reserva de RO

Emboscada aconteceu no entorno do Parque Estadual Guajará-Mirim. Invasores usaram uma criança como escudo para evitar que policiais atirassem. Um servidor foi baleado

Salada Verde
6 de dezembro de 2021

General Heleno defende garimpo em áreas de fronteira na Amazônia

“Continuaremos a mapear nossas riquezas pelo bem do Brasil e do nosso povo” disse ministro do Gabinete de Segurança Institucional, em resposta à denúncia da Folha de S. Paulo

Notícias
6 de dezembro de 2021

Queimada iniciada em pasto atinge Estação Ecológica de Murici, em Alagoas

Incêndio iniciou na quinta-feira (2) e levou mais de 13 horas para ser contido. Multa para o proprietário da fazenda onde iniciou o fogo foi calculada em 312 mil reais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta