Notícias

Ibama divulga números dos licenciamentos ambientais de 2011

Número de licenças cresce 32% em relação ao ano anterior. Previsão é que licenciamentos no setor elétrico e de infraestrutura disparem.

Daniele Bragança ·
19 de janeiro de 2012 · 12 anos atrás
Licenciamento ambiental de redes de transmissão foi o que mais cresceu em 2011. foto: divulgação PAC-Governo Federal
Licenciamento ambiental de redes de transmissão foi o que mais cresceu em 2011. foto: divulgação PAC-Governo Federal
O Ibama divulgou ontem o balanço do ano de 2011 de atividades do órgão e os números de novos licenciamentos impressionam: com uma média de 2,5 licenças emitidas por dia,  foram dadas 624 licenças ambientais, número que representa um aumento de 32% em relação a 2010. Ele foi puxado principalmente pelo sistema de transmissão de energia elétrica, que cresceu 77%. A emissão de Termos de Referência, que subsidiam a elaboração dos estudos de impacto ambiental, também cresceu outros 77%.

Além disso, foram realizadas 20 audiências públicas, produzidos 2.392 documentos técnicos, indeferidos 4 pedidos de instalação de empreendimentos e devolvidos 10 estudos ambientais. 

A previsão do Instituto é que o número de licenciamentos ligados ao setor de Energia só vai aumentar. Conforme previsto no Plano Decenal de Expansão de Energia, até 2020, a extensão de linhas de transmissão no Brasil crescerá 42.5 mil quilômetros e, em geração, 33.3 Giga watts.  Das linhas de transmissão, 76,26% devem ser licenciados pelo Ibama. Para as hidrelétricas, esse número solta para 95%.   

Na área de transporte, o Ibama deverá licenciar 12.790km a mais de ferrovias e 8 mil km de rodovias, até 2015.

Por causa do Pré-Sal, outro setor que terá aumento expressivo no número de solicitações de licenças é o setor de produção de petróleo,. Até 2020 a produção de petróleo passará de 2,325 milhões para 5,756 milhões de barris/dia, salto de 226,33%.

Para atender a crescente demanda, em 2010, o governo publicou novas regras para o licenciamento ambiental no setor de portos, rodovias, exploração de gás e petróleo e linhas de transmissão de energia. Em 10 anos, houve um aumento de 700% nos pedidos feito ao Ibama.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.