Notícias

Centro de Reabilitação de peixes-boi comemora 4 anos

Filhotes de peixes-boi órfãos são adotados pelo “Centrinho” - que completa 4 anos na ativa - e ganham, além de cuidados, uma nova família.

Duda Menegassi ·
20 de janeiro de 2012 · 12 anos atrás
Foto de um dos “pacientes” do Centro de Reabilitação de Peixes-boi. Foto de divulgação: Projeto Aquavert
Foto de um dos “pacientes” do Centro de Reabilitação de Peixes-boi. Foto de divulgação: Projeto Aquavert

O Centro de Reabilitação do Peixe-Boi Amazônico, apelidado de Centrinho,  completa em janeiro quatro anos de existência. O centro, que é lar do Projeto de Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), recebe filhotes de peixes-boi órfãos e cuida destes para poder devolvê-los posteriormente à natureza. O “Centrinho” nasceu da iniciativa do Instituto Mamirauá, que constatou o alto índice de filhotes do animal que eram separados da mãe, ou por elas terem sido caçadas ou pelo filhote ter sido capturado acidentalmente por redes.

O Centrinho funciona em uma estrutura flutuante no lago Amanã, no município de Maraã (650 Km a oeste de Manaus) e, no momento, abriga sete peixes-boi. A Petrobras patrocina o projeto Aquavert e está investindo na ampliação do Centrinho para melhorar o processo de reabilitação dos peixes-boi. “O atual patrocínio potencializou nossa capacidade de oferecer melhores condições de reabilitação desses animais, além da possibilidade de monitoramento dos animais por rádio-telemetria após sua soltura”, diz a coordenadora do projeto, Miriam Marmontel.

Piti, o primeiro peixe-boi beneficiado pelos cuidados do Centrinho, e que ganhou esse nome devido ao seu temperamento, foi apreendido de um caçador ilegal e levado ao centro por agentes ambientais. Ele chegou em estado crítico de saúde, no ano de 2007, e está previsto para retornar ao seu habitat natural em maio deste ano. O primeiro hóspede do “Centrinho” foi também aquele que mais se estendeu no prazo de recuperação, devido à problemas de perda de peso. O prazo ideal de devolução dos mamíferos à natureza é de dois anos, mas devido às condições do animal, nem sempre conseguem ser cumpridos.

Momento de pesagem dos peixes-boi, controle da dieta é fundamental para mantê-los saudáveis. Foto: Projeto Aquavert
Momento de pesagem dos peixes-boi, controle da dieta é fundamental para mantê-los saudáveis. Foto: Projeto Aquavert

A tarefa de receber peixes-boi órfãos e lesionados, como Piti, é de vital importância para a manutenção da espécie, porém o trabalho mais importante é o de conscientização. “A presença do Centrinho no lago Amanã nos permitiu realizar muitas atividades de sensibilização das comunidades, pois apesar de todo nosso sucesso, a melhor solução, além de buscarmos o fim da caça ao peixe-boi, é orientar os moradores das comunidades locais.”, conta Miriam. A recomendação, no caso de um filhote de peixe-boi ficar preso acidentalmente na rede, é libertá-lo imediatamente, pois a mãe irá procurar por ele.

 

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.