Notícias

Começa hoje a primeira Semana Brasileira de Montanhismo

Evento celebra os 100 anos do montanhismo no Brasil. A 1ª Semana acontece entre os dias 23 de abril e 1º de maio. Anote as dicas na agenda.

Daniele Bragança ·
23 de abril de 2012 · 12 anos atrás
Conquista do Dedo de Deus marca os 100 anos do montanhismo no Brasil. Acima, equipe de ((o)) Eco que fez em 2008 a travessia entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Alexandre Klinke
Conquista do Dedo de Deus marca os 100 anos do montanhismo no Brasil. Acima, equipe de ((o)) Eco que fez em 2008 a travessia entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Alexandre Klinke

Começa hoje no Rio de Janeiro a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, que vai até o dia 1ª de maio, terça-feira que vem, reunindo especialistas e autoridades nessa modalidade de esporte de aventura que está completando 100 anos no Brasil. O marco simbólico do início da prática no país é a conquista do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos, em 1912.

A Semana congrega uma série de eventos gratuitos e pagos, aberto ao público ou só para convidados, todos concentrados no tradicional bairro da Urca, que como os praticantes do montanhismo sabem, é um importante ponto de escalada do Rio e do Brasil.

Quem organiza o evento é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) junto com a Federação de Montanhismo do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ). Veja o que vem por ai.

Eventos

2º Encontro de Parques de Montanha e 1º Encontro Científico de Uso e Conservação de Ecossistemas de Montanhas, 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo – e Curso de Acesso e conservação em áreas de montanhismo – nesses eventos os montanhistas, junto com as organizações parceiras, como ICMBIO, INEA, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Instituições de Ensino e Pesquisa (UNIRIO, IME) convidam a sociedade a debater o uso e conservação dos ambientes de montanha, e da prática do montanhismo.

Além dos cursos e palestras, haverá a exibição de filmes de montanha na Praça General Tibúrcio, na Urca. Segundo o site do evento, o Cine Montanha na Praça trará as melhores produções nacionais em mais de 10 anos da Mostra Internacional de Filmes de Montanha.

A Exposição História do Montanhismo apresenta a história da prática do montanhismo, desde a conquista do Dedo de Deus aos dias atuais, mostrando a evolução da prática em diferentes épocas. A exposição é gratuita.

A agenda é extensa, já que a prática do montanhismo está intimamente ligado a conservação do lugar onde se é praticado. Programação completa, inscrições e outras informações podem ser obtidas no site oficial da Semana de Montanhismo

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.