A fúria dos vulcões vistos do espaço

A erupção de um vulcão é um perigo para quem está perto dele, mas as cinzas e gases expelidos causam transtornos que podem afetar o clima do planeta.

10 de junho de 2012 · 12 anos atrás

Vulcões são perigosos não só nas imediações da erupção. As cinzas vulcânicas são uma ameaça para os aviões, e nos últimos anos o tráfego aéreo mundial foi bastante afetado por erupções na Europa e na América do Sul. Grandes erupções também podem afetar a temperatura do planeta, quando cinzas e partículas de ácido sulfúrico obscurecem o sol e esfriam as camadas mais baixas da atmosfera. Por outrom lado elas também absorvem o calor irradiado pela Terra, aquecendo assim a estratosfera.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver fotos de vulcões em atividade ao redor do planeta.