Notícias

A fúria dos vulcões vistos do espaço

A erupção de um vulcão é um perigo para quem está perto dele, mas as cinzas e gases expelidos causam transtornos que podem afetar o clima do planeta.

Redação ((o))eco ·
10 de junho de 2012 · 12 anos atrás

Vulcões são perigosos não só nas imediações da erupção. As cinzas vulcânicas são uma ameaça para os aviões, e nos últimos anos o tráfego aéreo mundial foi bastante afetado por erupções na Europa e na América do Sul. Grandes erupções também podem afetar a temperatura do planeta, quando cinzas e partículas de ácido sulfúrico obscurecem o sol e esfriam as camadas mais baixas da atmosfera. Por outrom lado elas também absorvem o calor irradiado pela Terra, aquecendo assim a estratosfera.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver fotos de vulcões em atividade ao redor do planeta.

 

Leia também

Notícias
1 de março de 2024

Liminar interrompe corte de árvores para circuito da Stock Car, em Belo Horizonte

Adequação de ruas do entorno do Mineirão para o circuito de rua demandava o corte de 63 árvores; deputada anuncia ato público de replantio amanhã, às 9h

Reportagens
1 de março de 2024

Lebrão invade o Brasil no rastro do desmatamento

Relatório inédito aponta prejuízos nacionais de até R$ 15 bilhões anuais com espécies exóticas vindas do mundo todo

Salada Verde
1 de março de 2024

Inscrições abertas para o 1º Seminário Paranaense de Trilhas

O evento, que será realizado em Curitiba na próxima sexta-feira (8), tem como objetivo discutir os caminhos e desafios para implementação de uma Rede de Trilhas no estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.