Notícias

Gastronomia Responsável – Risoto al pesto com tomates-cereja

Além do delicioso risoto, este molho pesto pode ser utilizado no preparo de vários tipos de massa.

Daniela Lopes Nunes ·
25 de agosto de 2012 · 13 anos atrás

Além do delicioso risoto, este molho pesto pode ser utilizado no preparo de vários tipos de massa.

Autor:
Daniela Lopes Nunes
Categoria: Prato Principal
Princípios:

Molho Pesto

1 dente de alho
1 maço grande de manjericão italiano de folha larga
3 colheres (sopa) de queijo Pecorino ou Parmesão ralado fino (ou uma mistura dos dois)
1 colher (sopa) de Pinoli
6 colheres (sopa) de azeite extra-virgem de oliva
Sal marinho grosso

Modo de preparo:  Coloque o alho e uma pitada de sal no pilão e soque até formar uma pasta grossa. É importante que o socador não amasse os ingredientes no fundo do pilão, mas faça movimentos circulares, esfregando os ingredientes contra as laterais da tigela.

Separe as folhas do manjericão dos talos, lave, seque bem e junte ao pilão, amassando-as devagar até que formem uma polpa verde intensa. Junte os pinoli e o queijo, esmagando e incorporando bem. Depois acrescente o azeite, pouco a pouco. Experimente e ajuste o queijo e o azeite a seu gosto.

Espalhe o molho sobre 400g de massa que você cozinhou enquanto preparava o pesto (fusilli é a melhor opção) e sirva imediatamente. O molho é suficiente apenas para cobrir a massa com uma delicada película esverdeada. Não é costume servir com queijo à parte, pois o molho já o contém.

Leia também

Notícias
16 de janeiro de 2026

Estudo alerta para riscos sanitários da BR-319 e da mineração de potássio no Amazonas

Pesquisadores apontam que obras de infraestrutura e mineração podem mobilizar microrganismos com potencial patogênico, ampliando riscos ambientais e de saúde pública na Amazônia Central

Notícias
16 de janeiro de 2026

Fórum do Mar Patagônico cobra protagonismo regional na implementação do tratado do alto-mar

Coalizão de ONGs do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile destaca a entrada em vigor do acordo e defende liderança regional para proteger áreas-chave do alto-mar e a biodiversidade marinha

Análises
16 de janeiro de 2026

Bom senso e planejamento não são opcionais no montanhismo

O caso recente do rapaz que se perdeu no Pico do Paraná ilustra uma era onde “chegar ao topo” atropela o respeito pelo caminho – e pela montanha

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.