Notícias

Mapa interativo: novos alertas sobre desmatamento na Amazônia

Já estão disponíveis na plataforma InfoAmazonia os dados sobre os alertas de desmatamento na Amazônia Legal. 

Redação ((o))eco ·
21 de setembro de 2012 · 14 anos atrás

Já estão disponíveis na plataforma InfoAmazonia os dados sobre os alertas de desmatamento na Amazônia Legal referentes ao mês de agosto de 2012. As informações, que são obtidas através do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do governo brasileiro, podem ser vistas no mapa abaixo ou diretamente no site http://infoamazonia.org/pt/

Os dados sobre os desmatamentos mais recentes são representados em vermelho e mostram os limites das áreas derrubadas de acordo com as análises feitas sobre imagens do sensor MODIS, a bordo dos satélites AQUA e TERRA. Para saber a extensão dos desmates, assim como a data em que os alertas foram emitidos, basta passar o cursor sobre os polígonos vermelhos. Utlize a ferramenta de zoom para navegar. 

Saiba mais sobre os dados e faça download dos arquivos shapefile (SHP) do Deter

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
19 de maio de 2026

Pernambuco foca em carbono e ignora a urgência das áreas de risco

Enquanto o governo foca no mercado de carbono, o estado acumula 291 mortes e 545 mil desabrigados por desastres desde 1991, com prejuízos que superam os R$ 34 bilhões

Reportagens
19 de maio de 2026

Estudante desenvolveu tecnologia para enfrentar a escassez de água no Sertão

Com menor custo, montagem simples e movido a energia solar, o sistema poderia ser aproveitado em mais regiões

Salada Verde
19 de maio de 2026

Investigação de atentado na Serra da Chapadinha “está avançada”, afirma polícia

Polícia Civil da Bahia ainda aguarda laudo de perícia, mas afirma para ((o))eco que já há “novas informações” sobre o caso, que segue em sigilo para não comprometer investigação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.