Notícias

Escândalo chileno

Fraudes na licença ambiental, ocultamento e falsificação de informações pelo Governo Federal e contravenções no sistema judicial. Soa familiar? Pois é, os ambientalistas do Chile estão indignados com a liberação do funcionamento de uma fábrica de papel e celulose próximo a uma reserva ambiental. A Planta de Celulosa Valdivia fica às margens do Rio Cruces, no sul do Chile, cerca de 30 quilômetros acima do Santuário de Natureza "Carlos Anwandter". Mas como o mesmo rio corta a área protegida, os poluentes da fábrica que atingem suas águas desequilibraram todo o ecossistema local, prejudicaram a pesca e estão causando a morte de cisnes de peito negro (Cygnus melancoryphus) e outros animais. A fábrica foi inaugurada em maio de 2004, já sob protestos contra o Estudo de Impacto Ambiental da obra, que liberou o empreendimento sem prever os danos ao Santuário. Fechada pela Justiça em janeiro deste ano, a Valdivia voltou a funcionar no mês seguinte. No dia 10 de junho, o senador Nelson Ávila e a ambientalista Sara Larraín foram presos ao tentar entrar no Palácio do Governo, para entregar uma carta ao presidente pedindo a proibição do funcionamento da fábrica.

Redação ((o))eco ·
16 de junho de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
27 de julho de 2026

Entidade do agronegócio defende prevenção diante do avanço dos eventos extremos

Defensora da mudança no licenciamento que isentou o Agro de estudo de análise ambiental, Associação Brasileira do Agronegócio pede reforço na preparação para eventos climáticos extremos após temporais

Notícias
27 de julho de 2026

Países avaliam pela primeira vez o progresso das metas globais de biodiversidade

Reunião das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica no Quênia analisa progresso das 23 metas estabelecidas no Marco Global de Kunming-Montreal até 2030

Reportagens
27 de julho de 2026

Maquiada de verde, mineração de terras raras impacta territórios  e amplia conflitos pela água em Goiás

Na corrida por minerais críticos, corporações utilizam discurso ambiental para avançar em áreas de interesse socioambiental

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.