O Dia Mundial Sem Carro (22/09) passou cheio de atividades, mas a discussão sobre a melhor ocupação da cidade – por pessoas e para as pessoas – precisa durar o ano inteiro.
O jornalista João Lacerda (o mesmo que está dividindo comigo o trabalho neste blog, durante a ausência do titular Daniel Santini) produziu uma interessante videorreportagem sobre as praças de São Paulo, para a Agência Pública.
O vídeo, lançado no dia sem carro, faz uma reflexão sobre a ocupação do espaço público em uma cidade que tem a obsessão pelo trânsito de automóveis e pouca consideração com as pessoas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Amazônia concentra violência fundiária e baixa punição de crimes ambientais
Dados compilados pela plataforma Crime Brasil mostram que estados com mais conflitos fundiários e desmatamento registram baixa punição por crimes ambientais →
Os Woehl, a Mata Atlântica e os anfíbios – uma história de amor
Germano e Elza, premiados por seu trabalho em prol da conservação, dedicam sua vida e suas economias para proteger as florestas remanescentes do interior de Santa Catarina →
Parque Ary Barroso, um quintal de memórias
Preservar um bem tombado na Penha é um ato de justiça climática para uma população que tem o seu direito à área verde e espaço de lazer cerceado →
