![]() |
Natal (RN) – Em livro lançado no VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Natal, pela Fundação Brasil Cidadão, ambientalistas criticam o “desmonte da gestão ambiental” do país.
Segundo um dos organizadores do livro “Conservação da Natureza – e eu com isso?” em entrevista a ((o))eco, José Truda Palazzo, da Rede Marinho-Costeira e Hídrica do Brasil, ainda vigora o discurso de que “a natureza atrapalha o progresso e as espécies da fauna atrapalham as obras desenvolvimentistas”.
Truda, que também foi colunista de ((o))eco por 7 anos, continuou afirmando que “o país vive uma política deliberada de desmonte da gestão ambiental o que inclui o desmonte das Unidades de Conservação. Estamos tentando contribuir para despertar a cidadania para a conservação da natureza no Brasil”.
![]() |
Com artigos de mais de 10 autores, a obra tem ênfase nas UCs, mas também discute temas como a transposição do rio São Francisco, a perda da biodiversidade, geração de emprego e renda de UCs e proteção de espécies ameaçadas.
Segundo Truda, este é o primeiro lançamento de vários que serão feitos no Brasil. “Esperamos que os gestores públicos e a juventude possam atuar e abram a cabeça para se mobilizarem”.
O Brasil conta com 312 UCs federais, e passa de mil UCs se forem contadas as estaduais e municipais. “A implementação delas [UCs] é baixíssima e há uma enorme quantidade das áreas de uso múltiplo onde existe pouquíssima gestão, onde o pescador pesca de maneira predatória, o madeireiro desmata e o Estado está ausente. Falta fiscalização e proteção do patrimônio público natural que é de todo mundo”, defendeu Truda.
A coluna de José Truda em ((o))eco
O desafio de preservar e recuperar a Caatinga
Turismo nos parques
Acompanhe as notícias do 7o CBUC na página especial de ((o))eco
Leia também
Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal
Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF →
“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros
Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana →
Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia
Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência →






