Notícias

Ambientalistas criticam o “desmonte da gestão ambiental” do país

No livro “Conservação da Natureza – e eu com isso?” lançada no VII CBUC, autores discutem os riscos e os desafios para as áreas protegidas.

Fabíola Ortiz ·
28 de setembro de 2012 · 14 anos atrás

O lançamento de "Conservação da natureza -- e eu com isso" movimentou o VII CBUC (Foto: Marcio Isensee)
O lançamento de "Conservação da natureza — e eu com isso" movimentou o VII CBUC (Foto: Marcio Isensee)

Natal (RN) – Em livro lançado no VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Natal, pela Fundação Brasil Cidadão, ambientalistas criticam o “desmonte da gestão ambiental” do país.

Segundo um dos organizadores do livro “Conservação da Natureza – e eu com isso?” em entrevista a ((o))eco, José Truda Palazzo, da  Rede Marinho-Costeira e Hídrica do Brasil, ainda vigora o discurso de que “a natureza atrapalha o progresso e as espécies da fauna atrapalham as obras desenvolvimentistas”.

Truda, que também foi colunista de ((o))eco por 7 anos, continuou afirmando que “o país vive uma política deliberada de desmonte da gestão ambiental o que inclui o desmonte das Unidades de Conservação. Estamos tentando contribuir para despertar a cidadania para a conservação da natureza no Brasil”.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



José Truda Palazzo concede entrevista a ((o))eco. (Foto: Marcio Isensee)
José Truda Palazzo concede entrevista a ((o))eco. (Foto: Marcio Isensee)

Com artigos de mais de 10 autores, a obra tem ênfase nas UCs, mas também discute temas como a transposição do rio São Francisco, a perda da biodiversidade, geração de emprego e renda de UCs e proteção de espécies ameaçadas.

Segundo Truda, este é o primeiro lançamento de vários que serão feitos no Brasil. “Esperamos que os gestores públicos e a juventude possam atuar e abram a cabeça para se mobilizarem”.

O Brasil conta com 312 UCs federais, e passa de mil UCs se forem contadas as estaduais e municipais. “A implementação delas [UCs] é baixíssima e há uma enorme quantidade das áreas de uso múltiplo onde existe pouquíssima gestão, onde o pescador pesca de maneira predatória, o madeireiro desmata e o Estado está ausente. Falta fiscalização e proteção do patrimônio público natural que é de todo mundo”, defendeu Truda.

 

  • Fabíola Ortiz

    Jornalista e historiadora. Nascida no Rio, cobre temas de desenvolvimento sustentável. Radicada na Alemanha.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de julho de 2026

Goleiro de Cabo Verde é homenageado com nova espécie marinha

Vozinha, herói na campanha histórica do país africano na Copa do Mundo de 2026, teve seu nome dado a um recém-descoberto molusco do Caribe

Notícias
10 de julho de 2026

Campanha premiada em Cannes coloca conservação marinha brasileira em evidência

Reconhecimento em Festival de Criatividade de Cannes impulsiona debate sobre conservação marinha e reforça criação da maior área protegida do oceano brasileiro

Análises
10 de julho de 2026

Quem destrói mais – agronegócio ou El Niño?

Enquanto as oscilações do El Niño são temporárias, a destruição contínua gerada pelo agronegócio impõe um colapso hídrico e climático de longa duração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.