Notícias

Uma aranha gigante brasileira

A homenageada do ((o))eco esta semana é a caranguejeira-rosa-salmão-brasileira, a segunda maior tarântula do mundo. Foto: George Chernilevsky

Redação ((o))eco ·
12 de outubro de 2012 · 14 anos atrás
A homenageada da semana em ((o))eco é a Caranguejeira-rosa-salmão-brasileira (Lasiodora parahybana). Recebe este nome por causa de sua coloração peculiar, longos pelos de cor salmão sobre uma base preta, e por ser originária do Nordeste Brasileiro. Foi descoberta e descrita em 1917 na região de Campina Grande, Paraíba. É a segunda maior tarântula do mundo, podendo chegar a medir até 25 cm, sendo menor apenas que a Aranha-golias-comedora-de-pássaros, encontrada na região amazônica.

É uma aranha bastante agressiva, mas seu veneno não é capaz de matar um homem adulto. A maior ameaça são seu pelos urticantes, que podem arremessar contra quem a ameaçar batendo suas patas dianteiras. Sua mordida também é bastante dolorida. Vive sob pedras e pedaços de casca de árvore em florestas secas e estepes arbustivas do Brasil oriental.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Podem comer baratas, gafanhotos, grilos, lagartixas, besouros, pequenos roedores e também tem comportamento canibalístico dentro de sua própria espécie. Sua reprodução é bem simples porém muito interessante: um casulo pode conter mais de 2000 filhotes! Estes só bem pequenos ao nascerem, mas crescem de forma incrivelmente rápida. Foto: George Chernilevsky

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
6 de novembro de 2026

Lula convida Janones para fazer lives sobre meio ambiente durante a COP 31

Presidente chamou o deputado federal para acompanhá-lo na viagem à Conferência do Clima; “Nós poderíamos fazer umas ‘livezinhas’ lá", disse →

Salada Verde
5 de novembro de 2026

Queimadas na Amazônia: Fiocruz recomenda medidas para reduzir riscos à saúde

Nota técnica reúne orientações para reduzir os riscos da exposição à fumaça em residências, escolas, locais de trabalho e unidades de saúde →

Edilene, 59 anos, já encontrou agulha de injeção catando o sururu que o filho traz da maré. Foto: Yamini Benites
Reportagens
5 de novembro de 2026

Da fartura do sururu à maré de plástico: a transformação pesa nos manguezais da Ilha de Deus

O acúmulo de lixo atinge a saúde dos mangues, ameaça o sustento de comunidades tradicionais, enquanto o novo plano de resíduos da capital pernambucana não fixa metas concretas para a reduzir geração de resíduos na origem →

Mais de ((o))eco

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Anibal diz:

    Salvo engano, o "arremesso" dos pelos urticantes são feitos através de uma raspagem e sacudida feita pelas patas "traseiras" sobre o abdome da aranha.