Notícias

O melhor do ano em ((o))eco: Cidades

Dos ciclistas atropelados em São Paulo até a persistência da tragédia do Haiti, vemos o quanto o mundo urbano precisa avançar para ser sustentável e solidário. Um ano de cidades em ((o))eco.

Redação ((o))eco ·
24 de dezembro de 2012 · 12 anos atrás

Esse ano, ((o))eco entrou de cabeça no uso de mapas e imagens de satélites. Usamos essa abordagem para mostrar as áreas verdes de uma lista de grandes cidades brasileiras. Do outro lado, passados dois anos do terremoto que o arrasou, a persistência da tragédia do Haiti mostra o quanto o mundo precisa avançar para ser solidário. No mesmo tom, as notícias sobre mortes de ciclistas atropelados por carros em São Paulo dizem o mesmo sobre as cidades. Falta-nos a gentileza e a vontade deixar para trás o mundo em que o automóvel é um ícone adorado.

Julie Dias morreu atropelada na manhã de sexta-feira. Ela plantava árvores, plantava vida na cidade. À noite, Juliana se multiplicou.
Respeito aos pedestres e valorização de meios de transporte coletivo e alternativo ajudaram cidade a acertar o rumo. Uso de carros despenca.
Premiado pelo Instituto Claro, site idealizado por um dos editores de ((o))eco junta cartografia digital, compartilhamento de dados e jornalismo cidadão.
Mudança deixa aos clientes a opção de comprar sacolas biodegradáveis, mas nos dias iniciais eles optaram pelas caixas de papelão gratuitas.
É verão e as enchentes se repetem nas cidades mineiras. Mas só nas novas, pois os antigos livraram os núcleos históricos dessa chaga.
Após acidente de 2011, bondinhos com 100 anos de Rio de Janeiro esperam solução. Segundo os moradores, eles foram sucateados durante anos.
O Brasil possui muitos parques e florestas urbanas que merecem ser vistos não só lá do espaço, mas também ao vivo e em cores. Veja fotos de satélite de algumas áreas verdes sugeridas por nossos leitores.
Jan Gehl ajudou a transformar a qualidade de vida em Copenhague. Na Rio+20, ele marcou presença na cidade para reafirmar suas ideias.
No Haiti o básico é um luxo reservado a poucos. Imprensada entre o cólera e a inanição, a população depende da boa vontade estrangeira.
O Brasil possui ao todo 5.564 cidades, pequenas, grandes, de todos os tamanhos. Conheça algumas cidades brasileiras vistas do espaço.
Geólogo investiga a situação de mil cemitérios espalhados pelo Brasil e conclui que 75% apresentam problemas sanitários, alguns graves.
Circuito de trilhas com 150 quilômetros que irá cruzar a cidade do Rio de Janeiro, a Transcarioca sai do papel e entra oficialmente na mata.

Leia também

Caatinga arbórea na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra das Almas, em Crateús, no Ceará. Foto: Michael Esquer
Análises
9 de maio de 2025

Caatinga: o bioma quase esquecido que resiste com ciência, conservação e esperança

As iniciativas de conservação, a produção constante de pesquisas científicas e o envolvimento cada vez maior da sociedade oferecem novas perspectivas para a Caatinga

Notícias
9 de maio de 2025

Após pressão, Helder Barbalho pede fim dos embargos em Altamira

Governador do Pará leva comitiva a Brasilia para pedir que governo federal libere as 544 propriedades com ilícitos ambientais embargadas pelo MMA em Altamira

Notícias
9 de maio de 2025

Em carta, presidência da COP30 fala em “preparar-se para o imponderável”

Na segunda carta à comunidade internacional, André Corrêa do Lago fala de metas autodeterminadas. Sociedade civil critica ausência de menção ao fim dos fósseis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.