Notícias

O melhor do ano em ((o))eco: Cidades

Dos ciclistas atropelados em São Paulo até a persistência da tragédia do Haiti, vemos o quanto o mundo urbano precisa avançar para ser sustentável e solidário. Um ano de cidades em ((o))eco.

Redação ((o))eco ·
24 de dezembro de 2012 · 9 anos atrás

Esse ano, ((o))eco entrou de cabeça no uso de mapas e imagens de satélites. Usamos essa abordagem para mostrar as áreas verdes de uma lista de grandes cidades brasileiras. Do outro lado, passados dois anos do terremoto que o arrasou, a persistência da tragédia do Haiti mostra o quanto o mundo precisa avançar para ser solidário. No mesmo tom, as notícias sobre mortes de ciclistas atropelados por carros em São Paulo dizem o mesmo sobre as cidades. Falta-nos a gentileza e a vontade deixar para trás o mundo em que o automóvel é um ícone adorado.

Julie Dias morreu atropelada na manhã de sexta-feira. Ela plantava árvores, plantava vida na cidade. À noite, Juliana se multiplicou.
Respeito aos pedestres e valorização de meios de transporte coletivo e alternativo ajudaram cidade a acertar o rumo. Uso de carros despenca.
Premiado pelo Instituto Claro, site idealizado por um dos editores de ((o))eco junta cartografia digital, compartilhamento de dados e jornalismo cidadão.
Mudança deixa aos clientes a opção de comprar sacolas biodegradáveis, mas nos dias iniciais eles optaram pelas caixas de papelão gratuitas.
É verão e as enchentes se repetem nas cidades mineiras. Mas só nas novas, pois os antigos livraram os núcleos históricos dessa chaga.
Após acidente de 2011, bondinhos com 100 anos de Rio de Janeiro esperam solução. Segundo os moradores, eles foram sucateados durante anos.
O Brasil possui muitos parques e florestas urbanas que merecem ser vistos não só lá do espaço, mas também ao vivo e em cores. Veja fotos de satélite de algumas áreas verdes sugeridas por nossos leitores.
Jan Gehl ajudou a transformar a qualidade de vida em Copenhague. Na Rio+20, ele marcou presença na cidade para reafirmar suas ideias.
No Haiti o básico é um luxo reservado a poucos. Imprensada entre o cólera e a inanição, a população depende da boa vontade estrangeira.
O Brasil possui ao todo 5.564 cidades, pequenas, grandes, de todos os tamanhos. Conheça algumas cidades brasileiras vistas do espaço.
Geólogo investiga a situação de mil cemitérios espalhados pelo Brasil e conclui que 75% apresentam problemas sanitários, alguns graves.
Circuito de trilhas com 150 quilômetros que irá cruzar a cidade do Rio de Janeiro, a Transcarioca sai do papel e entra oficialmente na mata.

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.