Há muito a se conhecer. Ao longo desses últimos 365 dias, tivemos o prazer de publicar a descoberta de novas espécies, como por exemplo, a matéria que mostrou uma expedição no Suriname capaz de identificar 1.300 espécies, 43 provavelmente novas. A ararinha azul voltou às nossas páginas, desse vez com um plano para ser reintroduzida na natureza. Denunciamos a tentativa maluca de criar uma enorme reserva no Tocantins povoada com animais africanos. Outro destaque, foi o início do blog Olhar Naturalista, do biólogo Fabio Olmos, que com suas incríveis fotos e viagens nos brinda com textos sobre a evolução e o comportamento animal.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
SPVS lança videocast sobre parceria internacional que protege papagaios ameaçados na Mata Atlântica
Cooperação de mais de duas décadas combina ciência, território e comunidades para tirar espécies da lista de extinção e impulsionar economia local na Mata Atlântica →
Governador em exercício revoga decreto que retirava zona de amortecimento de UCs no Rio
Magistrado Ricardo Couto revogou último decreto do ex-governador do Rio, que anulava planos de manejo e zonas de amortecimentos em cinco APAs no estado →
Fiocruz promove conferência para incluir ecocídio e racismo ambiental na Agenda 2030
Evento reúne sociedade civil e especialistas para formular propostas que integrem justiça ambiental e igualdade racial às metas globais de desenvolvimento sustentável →

Expedição científica da Conservação Internacional descobre novas espécies e avalia potencial de ecoturismo na região de Kwamalasamutu.
Em 1992, fundamos a organização sem fins lucrativos, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, e ela cresceu, ramificou e deu frutos.
Essa é a última região ainda não explorada do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Podemos preservá-la ou perdê-la para a mineração.
Reserva Rio das Furnas lança novo cartaz ilustrado, desta vez com belas amostras da avifauna do pantanal. Veja imagem interativa.
O muriqui, esse animal tão pacífico, não convive com seres humanos tão bonzinhos assim e a espécie corre um grave risco de extinção.
Desde o ano 2000 que um exemplar da espécie não é visto na natureza. Mas ararinhas-azuis nascidas em cativeiro aumentam a esperança de que a ave possa voltar um dia ao seu habitat.
ICMBio traça plano com instituições privadas estrangeiras para devolver ave que é ícone da conservação à Caatinga, seu habitat de direito.
Complexo Petroquímico quer usar rio da APA Guapimirim para transporte de equipamentos pesados. Chefe da APA resiste e pode ser derrubado.
A maior parte dos fungos desconhecidos do mundo está em florestas tropicais, como mostra a descoberta de 3 novas espécies na Amazônia.
Sobrevoe a África usando o Google Earth e veja fotos incríveis de elefantes, hipopótamos, búfalos e outros animais selvagens em seu habitat natural.
Oposição da família Abreu e imobilismo do governo estadual atrapalham a proteção dos últimos remanescentes das chamadas Matas Secas.
Um de seus livros determinou minha profissão. Anos depois, em Galápagos, conheci El Solitario Jorge, a tartaruga gigante extinta em junho.
Conheça como foi a descoberta, na Serra do Cipó, do pedreiro-do-espinhaço, um pássaro que liga o passado das serras brasileiras e os Andes.
O Cerrado é maltratado, perdeu metade de sua área original. Mas esse conjunto de 2 milhões de hectares protegidos é razão para esperança.
No Mato Grosso do Sul, a cidade símbolo de ecoturismo abriga programa que dá chance às crianças locais de compreenderem a sua maior riqueza.
Moção em favor da conservação marinha nas costas brasileiras cobra iniciativas do governo para implementação e consolidação dessas áreas.
Projeto Out of Africa Brasil quer trazer leões, rinocerontes, elefantes, girafas e búfalos para uma área de 100 mil hectares no Tocantins.
Trabalho completo do competidor de Darwin na formulação da Teoria da Evolução é publicado integralmente, com acesso online e gratuito.
Dois indivíduos de espécie considerada extinta, e nunca observada viva por especialistas, surgem mortos em praia da Nova Zelândia.
Operação salvou 362 animais, uma das maiores apreensões no Baixo Rio Branco. Tartarugas são iguarias nos festejos natalinos amazônicos.