No que é considerada uma das piores crises ambientais das últimas décadas, municípios do Nordeste enfrentam grave crise de abastecimento. Muitos tiveram que adotar rodízio para o uso de água e outros declararam colapso. Prefeitos da região pressionam o Governo Federal pela liberação de recursos para ações emergenciais e reclamam ajuda.
Pernambuco é o estado mais atingido, conforme é possível ver no gráfico abaixo feito a partir de dados da Confederação Nacional de Municípios – passe o cursor e clique no infográfico para mais informações.
Fontes utilizadas nesta reportagem
Informações sobre quantos municípios foram afetados pela seca estão disponíveis em análise divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios, onde é possível encontrar mais dados sobre o problema, bem como informações específicas sobre estados. Também foi consultada a base de dados sobre cidades do IBGE.
Leia também

Conferência das Nações Unidas prioriza o oceano nas decisões políticas sobre mudanças climáticas
Mais de 800 acordos foram firmados durante a Conferência das Nações Unidas para o Oceano (UNOC3); Brasil assinou o acordo mundial para preservar os manguezais →

Raimundão, primo de Chico Mendes, e Marina Silva são atacados após operação do ICMBio no Acre
Órgão está retirando gado ilegal de áreas da Reserva Extrativista Chico Mendes, a 5ª Unidade de Conservação mais desmatada da Amazônia desde 2008 →

Can Brazil’s protected areas survive the climate crisis?
A new initiative is testing how these territories – home to both biodiversity and traditional communities – can adapt to an increasingly extreme climate →
e inacreditável o que esta acontecendo no mundo sobre a seca, amo os animais e estou muito triste por vê-los morrer . se DEUS quiser e se o homem tiver consciência vai começar a cuidar do meio ambiente para ver o mundo melhorar , apesar que duvido disto.