Notícias

Confira o ranking dos Estados com mais cidades do Brasil

Urbanização intensa fez com quantidade de municípios no país disparar nas últimas décadas. Número de cidades cresceu mais de oito vezes

Daniel Santini ·
15 de agosto de 2013 · 12 anos atrás

A urbanização intensa no Brasil nas últimas décadas levou o número de municípios a aumentar mais de oito vezes desde 1872. A criação de novas cidades aconteceu principalmente, em Minas Gerais e São Paulo, conforme é possível observar no infográfico abaixo, que foi organizado a partir de dados do Atlas do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com mais centros administrativos e mais gente vivendo em áreas urbanas, surgiram também novos problemas ambientais. O uso crescente de recursos naturais, a pressão pela ocupação de áreas verdes frente à demanda por espaço, a alta geração de resíduos e lixo, e a necessidade de ampliação de redes de saneamento básico e tratamento de água e esgoto, estão entre os desafios que os gestores municipais terão que enfrentar cada vez mais.

A criação de cidades, porém, nem sempre vem acompanhada dos mecanismos institucionais necessários para lidar com questões ambientais. Conforme o estudo Perfil dos Municípios Brasileiros, também do IBGE,  apenas 63,7% das cidades contam com Conselhos Municipais do Meio Ambiente, 55,42% têm legislação específica, 37,2% têm Fundo Municipal do Meio Ambiente, e 24,4% possuem áreas de conservação ambiental.

Ao se analisar a evolução dos número de municípios no país, é importante observar quando mais unidades foram criadas. Dois períodos concentram a multiplicação de cidades no país, as décadas de 1950 e 1960, e as de 1980 e 1990, conforme indica o gráfico abaixo.

Baixe as informações que embasaram esta datareportagem. Clique aqui para obter uma tabela em excel ou em arquivo tipo .csv, com a quantidade de municípios por Estado no período.

 

 

 

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Salada Verde
20 de março de 2025

Evento no Rio de Janeiro discute mudanças no uso do solo com foco na Mata Atlântica

Com entrada gratuita, o Museu do Jardim Botânico recebe Guedes Pinto, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica como palestrante convidado

Salada Verde
20 de março de 2025

Fundo bilionário para florestas tropicais começa a ganhar corpo, avalia o governo 

A iniciativa poderá pagar o equivalente a mais de R$ 700 bilhões pela manutenção e restauração de vegetação nativa

Colunas
19 de março de 2025

Brasil na encruzilhada: paradoxos entre a sede da COP 30 e a crise hídrica da Amazônia

Enquanto diplomatas discutem soluções para o futuro, milhões de brasileiros já sofrem com a falta d’água. O colapso dos rios amazônicos não é uma previsão – ele está acontecendo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.