Infoamazônia: uma das ferramentas de mapeamento interativas que farão parte do treinamento no projeto
Projeto internacional de treinamento de jornalistas ambientais apoiado por ((o))eco treinará 9 jovens jornalistas, que aprenderão como usar ferramentas de mapeamento digital. Essa é a segunda chamada do projeto “Flag it”. Dessa vez, as oficinas acontecerão em Bucareste, na Romênia, entre os dias 7 e 13 de outubro de 2013. Há vagas para dois jornalistas ambientais brasileiros. Confira como participar.
O projeto “Flag it! – Usando ferramentas digitais para mapear questões ambientais” visa a capacitar jovens repórteres de todo o mundo a usar nas suas matérias ferramentas inovadoras, a fim de aumentar a conscientização sobre os desafios ambientais globais.
Com este fim, 48 jovens jornalistas da Europa, Ásia, África e América Latina participarão de uma curso de 7 dias, com o objetivo de interligar mídias sociais, tecnologia e informação científica. Os locais serão os seguintes: Manila (Filipinas – 9/15 de setembro de 2013) e Bucareste (Roménia – 7/13 de Outubro de 2013).
O projeto é apoiado pela Comissão Europeia através do Programa Juventude em Ação. A chamada para os participantes para os cursos de formação em Manila e Bucareste será publicado em Junho de 2013.
O curso de formação é baseado nas práticas usadas pelo site sem fins lucrativos ((o))eco para localizar em mapas o desmatamento na bacia do Amazonas, através do uso de ferramentas gratuitas de mapeamento digital (infoamazonia.org).
Os candidatos participarão de sessões específicas em:
- “Data mining”: como explorar grandes conjuntos de dados para criar histórias e visualização.
- Jornalismo de Dados: todo o processo de utilização de dados para criar histórias.
- Visualização de dados: utilização de ferramentas digitais para analisar dados.
- Mapeamento: utilização de ferramentas para criar mapas interativos.
- Crowdsourcing: como usar diferentes fontes, como SMS, aplicativos móveis, relatórios de cidadãos, redes sociais para criar uma própria história.
- Geojornalismo: uso de conteúdo para criar geotags e ilustrar uma própria história.
- O curso cobrirá o uso de ferramentas como o Google Maps, Google Earth, Tabelas Google Fusion, Crowdmap, Ushahidi e Geocommons.
Depois de cada curso, os participantes serão convidados a usar suas habilidades recém adquiridas para desenvolver as próprias estórias, que serão publicadas e difundidas através do site do projeto e das redes sociais. Os autores daquelas que forem consideradas as 4 melhores reportagens terão a oportunidade de cobrir a Conferência das Partes (COP 19) na Polônia, em novembro de 2013.
O projeto Flag it! envolve 6 organizações parceiras: a European Youth Press, o site brasileiro ((o))eco, a Rede de Jornalistas Ambientais das Filipinas (PNEJ), a Associação Nigeriana de Jornalistas de Ciência (NASJ), a Associação de Estudantes em Jornalismo e Estudos de Comunicação (ASJC), da Roménia, e do Fórum para estudantes europeus de jornalismo, da Letônia.
Perfil dos participantes:
O convite está aberto a jovens jornalistas, entre 18 e 35 anos, que são cidadãos ou residentes legais dos seguintes países: Brasil, Filipinas, Nigéria, Roménia, Letônia e todos os países em que estão localizadas as organizações participantes da European Youth Press (EYP).
Os participantes serão selecionados de acordo com seu país de residência de acordo:
- 2 participantes de países onde estão organizações participantes da EYP;
- 2 participantes do Brasil;
- 2 participantes da Nigéria;
- 1 participantes das Filipinas;
- 1 participantes da Letônia;
- 1 participantes da Romênia.
Requisitos:
- Inglês de nível intermediário;
- Bons conhecimentos de Informática, com um domínio básico de redes sociais;
- Conhecimento comprovado ou interesse em reportagens ambientais;
- Capacidade de ser multiplicador (qualquer envolvimento em organizações ou redes locais marca ponto).
- Os participantes têm de ser baseadas nos países mencionados acima.
Custos
As despesas de viagem, alojamento e alimentação são cobertas pelo evento. Informações detalhadas sobre os custos serão fornecidas aos participantes selecionados pelos organizadores.
Os participantes selecionados serão obrigados a pagar a PEJ uma contribuição de:
200 euros para participantes do Brasil, Roménia, Letónia e os países EYP;
100 EUR para os participantes da Nigéria e Filipinas.
Como se inscrever:
Por favor, preencha o formulário de inscrição. Os candidatos deverão:
- Fornecer os dados pessoais, endereço de domicílio e identificação de passaporte;
- Enviar o seu CV e carta de apresentação, em Inglês, explicando: seu interesse em participar do curso de formação e sua experiência anterior em reportagens ambientais.
- Fornecer uma lista de links com amostras de trabalhos em mídia;
- Conta a favor do candidato uma carta de apoio de uma mídia relevante (que pode incluir jornais escolares e/ou prova de participação ativa em blogs, redes sociais, etc.)
- Se os materiais não estiverem escritos em Inglês, é necessário um breve resumo em Inglês para cada item enviado.
- Por favor, note que ao aplicar você não pode escolher o curso de treinamento de que gostaria de participar. Deve ser capaz e motivado a participar de qualquer um deles.
A data limite para as inscrições é terça-feira, dia 23 de Julho de 2013 (H. 23:59 CET). Os pedidos enviados após o prazo e/ou incompletos, ou em idioma diferente do inglês serão descartados.
Contato
As perguntas relacionadas ao processo de seleção podem ser enviadas para: [email protected]
Leia também
Youth Press fará oficina de jornalismo ambiental no Brasil
Projeto internacional apoiado por ((o))eco treinará 24 jornalistas para mapear questões ambientais usando ferramentas digitais. →
As trilhas que irão conectar as Américas
Primeiro Congresso Pan-americano de Trilhas acontecerá em 2025, em Foz do Iguaçu (PR). Anúncio foi feito no 3° Congresso Brasileiro de Trilhas →
Entrando no Clima#39 – Lobistas da carne marcam presença na COP29
Diplomatas brasileiros se empenham em destravar as negociações e a presença de lobistas da indústria da carne nos últimos dias da COP 29. →