Notícias

Youth Press fará oficina de jornalismo ambiental no Brasil

Projeto internacional apoiado por ((o))eco treinará 24 jornalistas para mapear questões ambientais usando ferramentas digitais.

Redação ((o))eco ·
5 de março de 2013 · 11 anos atrás
Infoamazônia: uma das ferramentas de mapeamento interativas que farão parte do treinamento no projeto "Flag It"
Infoamazônia: uma das ferramentas de mapeamento interativas que farão parte do treinamento no projeto "Flag It"

Projeto internacional apoiado por ((o))eco treinará 24 jovens jornalistas ambientais a usar ferramentas de mapeamento digital.  ((o))eco realizará essas oficinas em parceria com a European Youth Press, através do projeto “Flag it”. Elas ocorrerão em São Paulo e em Lagos:

  • São Paulo (Brasil): de 20 a 26 de maio de 2013 (12 participantes envolvidos);
  • Lagos (Nigéria): de 01 a 07 de julho de 2013 (12 participantes envolvidos).
O projeto “Flag it! – Usando ferramentas digitais para mapear questões ambientais” visa a capacitar jovens repórteres de todo o mundo a usar nas suas matérias ferramentas inovadoras, a fim de aumentar a conscientização sobre os desafios ambientais globais.
Com este fim, 48 jovens jornalistas da Europa, Ásia, África e América Latina participarão de uma curso de 7 dias, com o objetivo de interligar mídias sociais, tecnologia e informação científica. Os locais serão os seguintes: em São Paulo (Brasil – 20/26 de Maio de 2013), Lagos (Nigéria, 1/7 de Julho de 2013), Manila (Filipinas – 9/15 de setembro de 2013) e Bucareste (Roménia – 7/13 de Outubro de 2013).

O projeto é apoiado pela Comissão Europeia através do Programa Juventude em Ação. A chamada para os participantes para os cursos de formação em Manila e Bucareste será publicado em Junho de 2013.

O curso de formação é baseado nas práticas usadas pelo site sem fins lucrativos ((o))eco para localizar em mapas o desmatamento na bacia do Amazonas, através do uso de ferramentas gratuitas de mapeamento digital (infoamazonia.org).

Os candidatos participarão de sessões específicas em:

  • “Data mining”: como explorar grandes conjuntos de dados para criar histórias e visualização
  • Jornalismo de Dados: todo o processo de utilização de dados para criar histórias
  • Visualização de dados: utilização de ferramentas digitais para analisar dados
  • Mapeamento: utilização de ferramentas para criar mapas interativos
  • Crowdsourcing: como usar diferentes fontes, como SMS, aplicativos móveis, relatórios de cidadãos, redes sociais para criar uma própria história
  • Geojornalismo: uso de conteúdo para criar geotags e ilustrar uma própria história

O curso cobrirá o uso de ferramentas como o Google Maps, Google Earth, Tabelas Google Fusion, Crowdmap, Ushahidi e Geocommons.

Depois de cada curso, os participantes serão convidados a usar suas habilidades recém adquiridas para desenvolver as próprias estórias, que serão publicadas e difundidas através do site do projeto e das redes sociais. Os autores daquelas que forem consideradas as 4 melhores reportagens terão a oportunidade de cobrir a Conferência das Partes (COP 19) na Polônia, em novembro de 2013.

O projeto  Flag it! envolve 6 organizações parceiras: a European Youth Press, o site brasileiro ((o))eco, a Rede de Jornalistas Ambientais das Filipinas (PNEJ), a Associação Nigeriana de Jornalistas de Ciência (NASJ), a Associação de Estudantes em Jornalismo e Estudos de Comunicação (ASJC), da Roménia, e do Fórum para estudantes europeus de jornalismo, da Letônia.

Perfil dos participantes:
O convite está aberto a jovens jornalistas, entre 18 e 35 anos, que são cidadãos ou residentes legais dos seguintes países: Brasil, Filipinas, Nigéria, Roménia, Letônia e todos os países em que estão localizadas as organizações participantes da European Youth Press (EYP).

Os participantes serão selecionados de acordo com seu país de residência de acordo:

  •     4 participantes de países onde estão organizações participantes da EYP;
  •     4 participantes do Brasil;
  •     4 participantes da Nigéria;
  •     4 participantes das Filipinas;
  •     4 participantes da Letônia;
  •     4 participantes provenientes da Romênia.

Requisitos:

  •     Inglês de nível intermediário;
  •     Bons conhecimentos de Informática, com um domínio básico de redes sociais;
  •     Conhecimento comprovado ou interesse em reportagens ambientais;
  •     Capacidade de ser multiplicador (qualquer envolvimento em organizações ou redes locais marca ponto).
  •     Os participantes têm de ser baseadas nos países mencionados acima.


Custos

As despesas de viagem, alojamento e alimentação são cobertas pelo evento. Informações detalhadas sobre os custos serão fornecidas aos participantes selecionados pelos organizadores.

Como se inscrever:
Por favor, preencha o formulário de inscrição.

Os candidatos deverão:

  • Fornecer os dados pessoais, endereço de domicílio e identificação de passaporte;
  • Enviar o seu CV e carta de apresentação, em Inglês, explicando: seu interesse em participar do curso de formação e sua experiência anterior em reportagens ambientais.
  • Fornecer uma lista de links com amostras de trabalhos em mídia;
  • Conta a favor do candidato uma carta de apoio de uma mídia relevante (que pode incluir jornais escolares e/ou prova de participação ativa em blogs, redes sociais, etc.)

Se os materiais não estiverem escritos em Inglês, é necessário um breve resumo em Inglês para cada item enviado.

Por favor, note que ao aplicar você não pode escolher o curso de treinamento de que gostaria de participar. Deve ser capaz e motivado a participar de qualquer um deles.

A data limite para as inscrições é sexta-feira dia 15 de março de 2013 (23:59 CET). Os pedidos enviados após o prazo e/ou incompletos, ou em idioma diferente do inglês serão descartados.

Contato
As perguntas relacionadas ao processo de seleção podem ser enviadas para: [email protected]

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.