Reportagens

APA Cairuçu, quando a proteção gera atentados à bomba

((o))eco foi a Paraty para tentar entender as razões da violência nessa Unidade de Conservação que é também um badalado destino de veraneio.

Daniele Bragança ·
9 de maio de 2013 · 11 anos atrás
APA de Cairuçu: Foto: Daniele Bragança.

Fazer valer o plano de manejo e zoneamento custou à atual administração da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, em Paraty, no sul fluminense, uma série de conflitos e violências, o último deles um atentado contra uma servidora, ocorrido no começo de abril. No muro da sua casa foi colocado uma bomba que estraçalhou telhas e fez estragos na instalação elétrica. Não houve feridos. Se o objetivo do ataque era causar medo, conseguiu. A analista ambiental, que trabalhava na unidade desde 2007, pediu transferência.

Intimidações são comuns aos funcionários da APA Cairuçu e este não foi o primeiro atentado contra os servidores. Outra analista ambiental teve o carro incendiado criminalmente duas vezes, uma em 2008 e a última em 2012. Com medo, ela pediu transferência de unidade.

Em 2007, o então gestor da unidade, Marcelo Pessanha, teve a casa invadida de madrugada, mas nenhum objeto foi levado. Tratava-se de intimidação.

Formada por 63 ilhas na Baia de Ilha Grande, com pouco mais de 33 mil hectares de grande valor turístico, a APA Cairuçu é uma unidade de conservação federal criada em 1983 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Administração conflituosa

“A personificação é o nosso principal problema. O cumprimento do nosso dever está associado a esse ou aquele servidor, e não ao ICMBio como instituição. Quando se personifica em uma pessoa, essa pessoa acaba virando alvo”, afirmou Eduardo Godoy, chefe da APA Cairuçu, que recebeu a reportagem de ((o))eco na última semana de abril (26). “Estamos trabalhando em defesa do interesse público, não é o interesse de uma só pessoa, de um só servidor, que está “implicando com alguém”.

O objetivo da visita era entender o quadro de conflitos que culminou em um ataque.

“A causa é o trabalho que fazemos. De tentar fazer valer nosso zoneamento, tentar fazer valer a legislação que criou a APA Cairuçu. Resgatando uma ocupação, deixando claro que aquela ocupação é irregular, que a pessoa tem todo um caminho para se regularizar e às vezes essa propriedade não é ‘regularizável’. Neste caminho, a gente acaba desagradando os interesses particulares dos usuários”.

Clique para ampliar e ler as legendas
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500

Parcerias e mudança de regras

Na tentativa de tornar melhor a gestão, a revisão do plano de manejo da APA está nas prioridades. Outra proposta é casar o plano de manejo com o plano diretor do município, para evitar que as duas regras se conflitem.

“Os dois planos têm que se complementar. No plano diretor atual, a regra diz que, dentro da APA Cairuçu, quem define as regras é o plano de manejo da APA. O que acontece é que a prefeitura lava as mãos, (…) como se dentro da APA não fosse o município de Paraty”.

Atualmente, há um diálogo entre a APA e a Prefeitura, mas na gestão anterior, o ICMBio era usado como alvo quando alguma obra não era realizada. Godoy conta o caso de uma estrada que estava sendo pavimentada sem a devida licença ambiental e foi embargada pelo INEA, com parecer favorável ao embargo pelo ICMBio. O prefeito mandou colocar uma faixa dizendo que a obra tinha sido embargada pelos órgãos ambientais. “A faixa não esclarecia que a obra estava sendo feita sem licença, ele justificou não fazer a obra colocando a culpa nos órgãos ambientais, lavando as mãos. O relacionamento com a antiga gestão do município era bem complicada”, afirmou.

Na guerra de informações, o antigo prefeito também usava o único jornal impresso local. “Vinha uma matéria enorme, cheio de mentiras, a gente ia e escrevia a resposta, eles publicavam, na edição seguinte, outra matéria caluniosa e lá vamos nós de novo, era um ciclo”. O jornal fechou após a mudança de prefeito.

Uma semana após o atentado do dia 19 de abril, Roberto Vizentin, presidente do ICMBio, visitou a unidade. Criou-se uma agenda de trabalho que busca o fortalecimento de parcerias com a prefeitura, o Instituto do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Clique para ampliar e ler as legendas
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500

Explosão imobiliária

Do barco, olhando o topo das ilhas que formam a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, em Paraty, no sul fluminense, vemos a vegetação se recuperando, esverdeando outra vez o que antes era roça. O que pode parecer uma boa noticia para o meio ambiente esconde uma mudança social que interfere diretamente na paisagem da Área de Proteção Ambiental Cairuçu: o abandono, de parte dos caiçaras, da vida de subsistência que levavam para se transformarem em empregados domésticos dos veranistas ricos que ali construíram suas casas.

O abandono da atividade de roça e de pesca faz parte da nova configuração da Costa Verde, um fenômeno que ganhou força na primeira década dos anos 2000, com o boom imobiliário que agora se estabiliza. Para a direção da APA, sobraram as construções irregulares, praias privatizadas, restaurantes em ilhas destinadas à proteção silvestre e outros passivos ambientais que precisam ser enfrentados.

A população cresceu de 23.928 (1991) para 29.544 (2000) e, em 2010, saltou para 37.533 habitantes. O crescimento dos núcleos urbanos é um dos principais problemas de Cairuçu, uma Área de Proteção Ambiental (APA) que também está inserida dentro da área de expansão urbana do município de Paraty.

 

Cada ilha, um desafio

A APA não tem barco para fiscalizar as 63 ilhas sob sua administração. A lancha que utiliza é custeado pela ONG SOS Mata Atlântica, que tem um convênio antigo com a unidade. Nela, partimos com o objetivo de mostrar a ((o))eco a situação das ilhas. A bordo estão Antônio, o barqueiro, Bruno de Brito Gueiros Souza, Analista ambiental recém-transferido para a APA Cairuçu e Eduardo Godoy, chefe da APA Cairuçu.

A ilha Pescaria, por exemplo, tem uma situação fundiária diferenciada das outras: ela tem dono. O proprietário comprou o terreno em 1946, portanto, antes da lei que tornou as ilhas propriedade da união. Ele ficou impedido de fazer novas construções após 1983, quando a APA foi criada, sem a autorização da unidade de conservação.

A ilha do Catimbau, bem próxima a da Pescaria, tinha um restaurante famoso na região, o Eh-Lahôxxx, que foi embargado. Catimbau fica dentro da Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, que se sobrepõem a APA Cairuçu. Nessa parte, o plano de manejo segue a regra mais restritiva, que é da Esec, de proteção integral. Restaurantes e propriedades privadas são proibidos.

A população local e os turistas protestaram contra o fechamento do restaurante. Até um vídeo em solidariedade aos donos foi postado na internet. Não adiantou. A lei ambiental foi seguida e o proprietário está retirando a construção da ilha.

Já perto da Praia Vermelha, está localizada uma luxuosa casa dos herdeiros do Roberto Marinho. Na praia, um segurança armado protege a propriedade e se aproxima com olhar ameaçador, quando o barco do ICMBio passa perto. Construída fora dos parâmetros do plano de manejo, a mansão foi questionada na Justiça. O processo já dura anos. Segurança impedindo ou intimidando banhista é apenas um dos exemplos de privatização de praia, que são bens da união.

A mesma privatização acontece nas praias de Gragoatá, no Saco do Mamanguá, e na Praia de Santa Rita.

“A nossa ideia é entrar com uma ação no Ministério Público para obrigar esses proprietários a colocar uma placa dizendo: área pública, acesso garantido a banhistas e tal”, afirma Godoy.

Clique para ampliar e ler as legendas
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500

Em ação

A próxima parada foi a Ilha do Algodão. Ali fica o restaurante do Hiltinho, que não está regularizado junto ao ICMBio, embora a propriedade esteja localizado num local passível de regularização.

Eram 11h40 da manhã. O proprietário não estava lá. No lugar encontramos Moura, uma caseira, que cuida da cozinha do restaurante. As filhas, uma de 13 e outra de 15, estavam na escola naquele momento. A rotina de quem mora nas ilhas é acordar cedo. As crianças no Algodão devem estar prontas às 5h da manhã, quando passa o barco que as leva ao continente. Lá, em uma estrada, esperam o ônibus para ir à escola. Estudam até o meio-dia e voltam para casa às 14h, refazendo o trajeto. A nossa visita deveria ser curta: deixar o cartão, ver a construção, descer e voltar para o barco. Mas uma peça do motor do barco quebrou. Esperamos 3 horas pela troca da peça. Deu tempo de ver o retorno das filhas de Moura do colégio.

Serviços Ambientais

Enquanto ficamos presos na Ilha do Algodão, Bruno Gueiros explicou o projeto de pagamentos por serviços ambientais na APA Cairuçu, ainda em fase embrionária. “Está desatualizada essa visão que Unidade de Conservação é um atraso. A história já vem mostrando que é possível ganhar dinheiro com floresta em pé. É possível ganhar dinheiro com conservação. Costa Rica é o maior exemplo”, disse.

Gueiros é um entusiasta no assunto e acredita que o trabalho de gestão de uma APA deve beneficiar também os seus usuários, e não apenas punir o mau uso. “Se você só entrar com um instrumento de comando e controle sem ter construído algo é muito danoso. A sociedade não entende e acaba que fica essa situação de falta de respeito. Acho que a gente não deveria ter deixado chegar esse tipo de tensão sendo uma APA. Em um parque é outra abordagem, mas a APA é um campo onde você tem que trazer a sociedade para perto de ti”.

Clique para ampliar e ler as legendas
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
10 de fevereiro de 2006

Valeu como ensaio

Ibama alia-se a diversos órgãos federais para se fazer presente no litoral sul do Rio e coibir crimes ambientais. A questão é saber se a união é duradoura.

Notícias
16 de fevereiro de 2007

Ameaças no sul fluminense

O chefe da APA Cairuçu, Marcelo Pessanha, teve a casa invadida nesta madrugada, mas nada foi levado. O Ibama acredita que o crime seja uma resposta às fiscalizações e embargos a obras ilegais na unidade de conservação, localizada no sul fluminense. Desde a semana passada, o servidor já vinha recebendo ameaças por telefone. Pessanha está a frente da APA desde outubro de 2006, quando foi convocado de São Paulo para reforçar as equipes do Rio de Janeiro. O superintendente Rogério Rocco comunicou o fato à presidência do instituto, à ministra Marina Silva e à Polícia Federal.

Notícias
11 de abril de 2013

Analista ambiental do ICMBio sofre atentado a bomba

Uma bomba foi jogada na casa da servidora da Área de Proteção Ambiental Cairuçu, em Paraty, no Sul Fluminense. Ninguém ficou ferido.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.