Notícias

As mudanças das estações vistas do espaço

Veja uma animação mostrando as dramáticas mudanças sofridas pela superfície de nosso planeta ao longo de um ano.

Paulo André Vieira ·
29 de julho de 2013 · 11 anos atrás

Já falamos algumas vezes por aqui da Blue Marble e de suas versões. Quem não ligou o nome a pessoa, Blue Marble é o nome dado a uma das mais famosas e reproduzidas fotografias de todos os tempos, feita pela tripulação da Apolo 17 em 1972, mostrando pela primeira vez o nosso planeta em toda sua majestade, uma bola de gude azul flutuando no espaço.

De lá pra cá outras versões da Blue Marble foram feitas, aproveitando-se dos avanços tecnológicos e dos sensores cada vez melhores disponíveis nos satélites em órbita da Terra. Existe até mesmo uma Black Marble, mostrando as luzes do planeta durante a noite.

A animação abaixo faz parte da família Blue Marble, sendo conhecida como a Blue Marble das Estações. As imagens de base foram feitas entre junho e setembro de 2001, e coloridas usando dados compilados pela observação dos recursos terrestres do Serviço Geológico dos EUA. Os oceanos estão em tons de azul e as terras variam do verde ao marrom. As áreas marrons são as areias dos desertos. Essa evolução mensal permite ver as mudanças na aparência ao longo das estação. A mudança mais dramática é a expansão da cobertura de neve durante os meses de inverno no hemisfério norte, seguido por sua retração durante os meses de verão. Veja abaixo:

Fonte: NASA Goddard Space Flight Center

Fizemos também uma animação abaixo destacando o Brasil:

Fonte: NASA Goddard Space Flight Center
  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Fotografia
21 de fevereiro de 2012

A mais incrível imagem do nosso planeta

A primeira imagem de nosso planeta foi feita em preto e branco. A última é a mais incrível imagem em alta definição da Terra que existe.

Notícias
10 de dezembro de 2012

Black Marble e as luzes vistas do espaço

Nada nos diz mais sobre a disseminação dos seres humanos em toda a Terra do que as luzes da cidade. Veja uma animação das luzes do planeta vistas do espaço.

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.