Notícias

Mais espécies em risco na Mata Atlântica

Pesquisadores concluíram que fragmentação severa do habitat na Mata Atlântica ameaça mais espécies do que conta na Lista Vermelha da IUCN.

Vandré Fonseca ·
7 de junho de 2013 · 11 anos atrás
Choquinha-asa-ferrugem (Dysithamnus xanthopterus), fotografada em Monte Verde, é uma das espécies que não aparecem como ameaçadas na lista da IUCN, mas de acordo com os pesquisadores correm risco devido à fragmentação severa do habitat. Foto: Fábio Olmos.
Choquinha-asa-ferrugem (Dysithamnus xanthopterus), fotografada em Monte Verde, é uma das espécies que não aparecem como ameaçadas na lista da IUCN, mas de acordo com os pesquisadores correm risco devido à fragmentação severa do habitat. Foto: Fábio Olmos.

Manaus, AM − Pesquisadores liderados pelo professor Gareth Russel, do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey, sugerem que a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês) reavalie o status de conservação de 28 espécies de pássaros da Mata Atlântica. Eles avaliaram o risco de extinção de 127 espécies de pássaros que dependem da floresta para sobreviver e concluíram que muitas dessas aves correm mais risco de desaparecer do que se acreditava até agora.

Os resultados foram publicados nesta quarta-feira, na revista científica Conservation Biology. No estudo, foi aplicado um novo médodo de avaliação de risco das espécies desaparecerem, uma versão modificada da medição chamada de capacidade meta-população, utiliza informações sobre o tamanho e a distância entre os fragmentos florestais e indica a influência desses fatores geográficos durante longos períodos.

A partir dos dados obtididos, foram destacados dois grupos distintos de pássaros, aqueles que sofrem impacto severo e aquelas cujos efeitos da fragmentação são leves. Poucas espécies ficaram em uma situação intermediária. A Mata Atlântica já perdeu mais de 90% da cobertura original. Os pesquisadores sugerem que 58 pássaros que estão com o habitat severamente fragmentado e por isso correm risco de desaparecer. Quase metade dessas aves não consta como ameaçada na Lista Vermelha da IUCN.

Os pesquisadores acreditam que o método pode ter aplicação ampla, ajudando a identificar o risca das espécies para diferentes grupos e de muitas regiões do planeta. Para Russel, o método vai facilitar o trabalho de esquipes que se dedicam a fazer análises sobre a conservação de espécies, uma atividade desafiadora, segundo ele, que leva os pesquisadores a se depararem com muitas incógnitas.

“As espécies mais ameaçadas são frequentemente as mais raras, e portanto as mais difíceis de serem encontradas e estudadas. Nossa abordagem requer apenas conhecimento básico sobre uma espécie, e otimiza esta informação com uma avalanche de dados sobre o Meio Ambiente”, afirma o professor.


Leia também

Reportagens
9 de janeiro de 2013

Soldadinho do Araripe se transforma em ícone regional

Criticamente ameaçada, a espécie ganhou um programa de conservação, se tornou um símbolo do semiárido e está chamando atenção no exterior.

Colunas
1 de outubro de 2009

Em busca de Maria Catarina

Reserva particular em Santa Catarina abriga um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica no litoral da região e é a melhor área para observar uma seleção de aves ameaçadas.

Reportagens
2 de junho de 2011

Pesquisadores tentam salvar o entufado-baiano

Apesar de pouquíssimos indivíduos da espécie, cientistas alimentam esperança de encontrar novas populações da ave em fragmentos da Mata Atlântica.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.