Notícias

Um ano de fogo visto do espaço

Não é só o Brasil que sofre com queimadas e incêndios florestais. Veja uma animação que mostra os focos de incêndio no mundo nos últimos 12 meses.

Paulo André Vieira ·
9 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Não é apenas o Brasil que sofre com queimadas e incêndios florestais. Como podemos ver na animação abaixo feita a partir de imagens dos sensores MODIS a bordo dos satélites Terra e Aqua, a África também queima constantemente durante o ano todo. O sudeste asiático também apresenta uma grande concentração de focos de calor nos primeiros meses do ano.

Cada pontinho vermelho é um foco de incêndio, detectado pelos sensores a partir da temperatura daquele local, levando em conta as variações de calor durante o dia e reflexos da luz solar. Esta informação é muito importante para o acompanhamento da distribuição espacial e temporal de incêndios em diferentes ecossistemas, detectando mudanças na distribuição de fogo e identificação de novas fronteiras de incêndio.

Você pode também ver os dados específicos de queimadas na Amazônia através de nosso projeto InfoAmazonia, que agrega dados e notícias sobre  a maior floresta tropical contínua do planeta. As bases de dados compartilhadas por InfoAmazonia estarão sempre disponíveis para download e também serão renovadas com frequência. O cruzamento das notícias com os dados pretende melhorar a percepção sobre os desafios para a conservação da floresta.

 

Leia também

Incêndios e queimadas ao redor do mundo
Mapa interativo mostra desmatamento dos 9 países da Amazônia
Os incêndios florestais vistos do espaço
O Cerrado fez aniversário mas não há razão para festa
Quando se olha do espaço, onde há fumaça, há fogo

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Podcast
18 de novembro de 2024

Entrando no Clima#37- Brasil é escolhido como mediador nas negociações

Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, que realiza a reunião final do G20 na segunda e terça-feira (18 e 19), mas isso não ofuscou sua importância na COP29. O país foi escolhido pela presidência da Cúpula do Clima para ajudar a destravar as agendas que têm sido discutidas na capital do Azerbaijão,

Notícias
18 de novembro de 2024

G20: ativistas pressionam por taxação dos super ricos em prol do clima

Organizada pelo grupo britânico Glasgow Actions Team, mensagens voltadas aos líderes mundiais presentes na reunião do G20 serão projetadas pelo Rio a partir da noite desta segunda

Notícias
18 de novembro de 2024

Mirando o desmatamento zero, Brasil avança em novo fundo de preservação

Na COP29, coalizão de países com grandes porções florestais dá mais um passo na formulação de entendimento comum sobre o que querem para o futuro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.