Notícias

Um ano de fogo visto do espaço

Não é só o Brasil que sofre com queimadas e incêndios florestais. Veja uma animação que mostra os focos de incêndio no mundo nos últimos 12 meses.

Paulo André Vieira ·
9 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Não é apenas o Brasil que sofre com queimadas e incêndios florestais. Como podemos ver na animação abaixo feita a partir de imagens dos sensores MODIS a bordo dos satélites Terra e Aqua, a África também queima constantemente durante o ano todo. O sudeste asiático também apresenta uma grande concentração de focos de calor nos primeiros meses do ano.

Cada pontinho vermelho é um foco de incêndio, detectado pelos sensores a partir da temperatura daquele local, levando em conta as variações de calor durante o dia e reflexos da luz solar. Esta informação é muito importante para o acompanhamento da distribuição espacial e temporal de incêndios em diferentes ecossistemas, detectando mudanças na distribuição de fogo e identificação de novas fronteiras de incêndio.

Você pode também ver os dados específicos de queimadas na Amazônia através de nosso projeto InfoAmazonia, que agrega dados e notícias sobre  a maior floresta tropical contínua do planeta. As bases de dados compartilhadas por InfoAmazonia estarão sempre disponíveis para download e também serão renovadas com frequência. O cruzamento das notícias com os dados pretende melhorar a percepção sobre os desafios para a conservação da floresta.

 

Leia também

Incêndios e queimadas ao redor do mundo
Mapa interativo mostra desmatamento dos 9 países da Amazônia
Os incêndios florestais vistos do espaço
O Cerrado fez aniversário mas não há razão para festa
Quando se olha do espaço, onde há fumaça, há fogo

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Colunas
19 de dezembro de 2024

Adiar não tornará mais simples a gestão de resíduos sólidos

Políticas públicas de gestão de resíduos sólidos são estruturantes para a transição em direção a uma economia circular e precisam ser tiradas do papel

Reportagens
18 de dezembro de 2024

Congresso aprova marco da eólica offshore com incentivo ao carvão  

Câmara ressuscitou “jabutis” da privatização da Eletrobras e assegurou a contratação, até 2050, de termelétricas movidas a gás e carvão. Governo estuda veto

Notícias
18 de dezembro de 2024

Paul Watson, ativista contra a caça de baleias, deixa prisão na Groenlândia

O canadense, fundador de ONGs como Greenpeace e Sea Shepherd, estava preso há 5 meses por acusações do Japão relacionadas a embate com navio baleeiro, em 2010

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.