Conheça o herbário virtual do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Ferramenta abriga fotos de alta resolução e informações sobre mais de 420 mil amostras de plantas brasileiras. O acesso é gratuito

1 de outubro de 2013 · 9 anos atrás
Treapadeira (Mesocapparis lineata). Fonte: Herbário Virtual Reflora.

Em poucos cliques, internautas de todo mundo poderão acessar o maior acervo de imagens de plantas reunidas no Brasil: são mais de 420 mil imagens de plantas em alta resolução disponível no Herbário Virtual-Reflora, plataforma lançada ontem (30) pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A coleção virtual é uma mão na roda para pesquisadores e leigos interessados em Botânica. “O Herbário Virtual Reflora e a Lista online da Flora do Brasil (lançada pelo JBRJ em 2010) são os primeiros passos para a elaboração da Flora do Brasil – com todas as descrições, chaves de identificação e imagens – até 2020, uma das metas da Convenção para a Diversidade Biológica da qual o Brasil é signatário”, afirma Rafaela Campostrini Forzza, coordenadora do Herbário. Os dois sistemas são integrados, de forma que ao consultar uma amostra, é possível verificar o nome científico aceito na Lista, e vice-versa.

Pesquisadores viajam para países onde estão guardados exemplares das espécies estudadas ou pedem amostras pelo correio. Usando a plataforma, esse deslocamento não será necessário em muito dos casos. Em outros, onde as plantas precisam ser abertas e analisadas com lupa, o acervo servirá para o pesquisador fazer uma pré-seleção do material que deseja estudar.