![]() |
A armadilha fotográfica usada pelo Instituto Biotrópicos no norte de Minas para monitorar mamíferos capturou uma raridade: um lobo-guará de cor preta. Oficialmente, não há registros da existência de lobos-guará desta cor. A cor avermelhada é uma das características mais marcantes da espécie. A imagem, que não está nítida, foi capturada à noite na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, próximo à cidade de Chapada Gaúcha (MG).
“Na literatura não existe informação sobre um lobo-guará dessa cor. Na região, o povo falou que já tinha sido visto há muitos anos, mas nunca foi fotografado. Pesquisamos e chegamos à conclusão de que se trata do primeiro registro de um lobo-guará preto no mundo. A morfologia é a mesma de outros lobos-guarás: perna longa, orelha grande, é muito característico da espécie, independente da coloração. Entendemos a desconfiança por ser inédito, por ser uma foto à noite, onde não dá para ver com toda a clareza: mas trata-se de um lobo-guará, com certeza”, confirma Guilherme Ferreira, biólogo do Biotrópicos responsável pelo protocolo de armadilhamento fotográfico.
A partir de agora, os pesquisadores pretendem continuar a avaliação, para compreender os hábitos do animal. Mais armadilhas fotográficas serão espalhadas na esperança de obter uma imagem mais nítida do animal.
A parceria entre o Instituto Biotrópicos e o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais tornou possível a descoberta deste e de outras 10 espécies de mamíferos. A iniciativa envolve o treinamento de guardas-parque para utilizar armadilhas fotográficas e inventariar a fauna da UC onde trabalham. Para Guilherme Ferreira, o trabalho dos guradas-parque é crucial para o sucesso do programa.
![]() |
*Errata: Ao contrário do que dizia a chamada da matéria, a WWF-Brasil não teve participação na instalação das armadilhas fotográficas. A WWF-Brasil é nossa parceira em outras iniciativas no Mosaico. Nesta iniciativa a parceria é com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) e tem apoio da Rede ComCerrado.
Leia Também
Os tímidos lobos-guará da Serra da Canastra
O que é o lobo-guará?
E-Cons II: Lobo-guará e o Bicudinho-do-brejo na mira da conservação
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →






