Vídeos

E-Cons II: Lobo-guará e o Bicudinho-do-brejo na mira da conservação

Protetores das duas espécies fazem parte do programa Empreendedores da Conservação e contam a ((o))eco sua estratégias de preservação.

Fabíola Ortiz · Marcio Isensee e Sá ·
19 de outubro de 2012 · 12 anos atrás

Apoiados pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), os empreendedores da conservação falam a ((o))eco sobre a experiência de proteger o Lobo-guará, espécie do Cerrado, e o Bicudinho-do-brejo, da Mata Atlântica.

Jean Pierre, do Instituto Pró-carnívoros de São Paulo é mais um empreendedor da conservação no programa E-cons e tenta salvar o Lobo-guará na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

“A Serra da Canastra no bioma cerrado é um dos lugares com a maior presença do Lobo-guará no Brasil, com uma população de 20 mil indivíduos. A espécie está na lista de vulneráveis feita pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês)”, conta Pierre.

Desde 2004, Pierre ajuda a mitigar conflitos dos produtores rurais com o Guará na Serra da Canastra que, muitas vezes, o caçam e abatem.

“Desenvolvemos um mecanismo para diminuir esse conflito e criamos uma ferramenta contra ataques de Lobo-guará”, disse.

Já Bianca Reinert, da ONG Mater Natura no Paraná, em 1995 descobriu a espécie de ave Bicudinho-do-brejo e, desde então, luta pela sua preservação. Estima-se que existam 6 mil indivíduos da espécie no sul do Brasil.

“Tive a grata satisfação de encontrar essa espécie na natureza e descrevê-la. É uma espécie restrita a formações herbáceas do litoral do Paraná e de Santa Catarina. Apesar da densidade populacional ser alta, eles vivem em um trecho pequeno de brejo”, disse Reinert.

Para proteger o animal, a ONG comprou uma área no litoral do Paraná, na região de Guaratuba, onde hoje existe a reserva Bicudinho-do-brejo. “Compramos essa área com recursos próprios e estamos criando uma base de pesquisa”.

Veja também a parte 1 desta série de entrevistas com os E-cons.

  • Fabíola Ortiz

    Jornalista e historiadora. Nascida no Rio, cobre temas de desenvolvimento sustentável. Radicada na Alemanha.

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker. Seu trabalho foca principalmente na cobertura de questões ambientais no Brasil.

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2024

Garimpo já ocupa quase 14 mil hectares em Unidades de Conservação na Amazônia

Em 60 dias, atividade devastou o equivalente a 462 campos de futebol em áreas protegidas da Amazônia, mostra monitoramento do Greenpeace Brasil

Análises
12 de dezembro de 2024

As vitórias do azarão: reviravoltas na conservação do periquito cara-suja

O cara-suja, que um dia foi considerado um caso quase perdido, hoje inspira a corrida por um futuro mais promissor também para outras espécies ameaçadas

Notícias
12 de dezembro de 2024

Organizações lançam manifesto em defesa da Moratória da Soja

Documento, assinado por 66 organizações, alerta para a importância do acordo para enfrentamento da crise climática e de biodiversidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.