No final do mês de outubro passado, em Washington, Estados Unidos, o Conselho Diretor do Programa de Investimento Florestal (FIP, em inglês) do Banco Mundial aprovou um investimento de 50 milhões de dólares para combater o desmatamento e a degradação das florestas no Peru. Os projetos do plano aprovado serão executados nas regiões amazônicas de San Martin, Loreto, Ucayali e Madre de Dios a partir de 2015.
O Plano de Investimento Florestal apresentado pela delegação peruana e aprovado em Washington inclui projetos “para promover a conservação da biodiversidade, apoiar a titulação e registro de propriedades rurais e terras comunitárias, melhora das florestas e governança ambiental, (…) o aumento do valor dos ativos ambientais das florestas e áreas degradadas, e atividades para a inovação e o desenvolvimento do mercado”, diz uma nota do Ministério do Ambiente do Peru.
De acordo com Gabriel Quijandría, vice-ministro de Desenvolvimento Estratégico dos Recursos Naturais do Ministério do Ambiente do Peru, “o FIP representa uma grande oportunidade para provar os novos modelos de colaboração com os principais sócios que trabalham na proteção de nossos bosques, como a Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP) e a Confederação de Nacionalidades da Amazônia no Peru (CONAP)“.
Segundo a AIDESEP, com a aprovação do Plano de Investimento Florestal obteve-se um importante avanço na defesa dos direitos indígenas e na proposta do REDD+ Indígena, com ênfase em especial na titulação de territórios indígenas, gestão florestal comunitária e governança e fortalecimento de comunidades e organizações indígenas amazônicas.
O Programa de Investimento Floresta é parte de um grupo de iniciativas de financiamento relacionadas com o clima, do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e de outras organizações. Seu objetivo principal é financiar a aplicação de estratégias nacionais para a Redução de Emissões Derivadas do Desmatamento e a Degradação de florestas em países em desenvolvimento.
A delegação peruana nos Estados Unidos foi formada pelo Vice-ministro de Desenvolvimento Estratégico de Recursos Naturais e representantes da AIDESEP e da CONAP.
Saiba mais
Plano de Investimento FIP – Peru
Leia também
REDD+ indígena: uma alternativa ao REDD+?
O que é REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e o que pode representar para a conservação de nossas florestas?
Leia também
As trilhas que irão conectar as Américas
Primeiro Congresso Pan-americano de Trilhas acontecerá em 2025, em Foz do Iguaçu (PR). Anúncio foi feito no 3° Congresso Brasileiro de Trilhas →
Entrando no Clima#39 – Lobistas da carne marcam presença na COP29
Diplomatas brasileiros se empenham em destravar as negociações e a presença de lobistas da indústria da carne nos últimos dias da COP 29. →
Pelo 2º ano, Brasil é o país com maior número de lobistas da carne na COP
Dados obtidos por ((o))eco sobre levantamento da DesMog mostram que 17,5% dos lobistas do agro presentes na COP29 são brasileiros →