Notícias

O melhor de ((o))eco em 2013: Vídeos

Ao longo do ano ((o))eco apresentou vídeos marcantes para seus leitores. Relembre alguns deles em nossa retrospectiva.

Redação ((o))eco ·
24 de dezembro de 2013 · 12 anos atrás

Ao longo do ano ((o))eco apresentou vídeos marcantes para seus leitores. Fomos até a região do Tapajós, onde as sete usinas previstas para a região deslocarão 4 mil pessoas, incharão as cidades e deixarão sob a água boa parte das belezas do Tapajós. Mostramos também uma onça-pintada que deu o ar de sua graça na bilheteria do Passeio Macuco Safari, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Relembre alguns desses vídeos em nossa retrospectiva.

Hidrelétricas do Tapajós – O custo ambiental de 7 barragens
((o))eco esteve na região Tapajós em Julho de 2013, palco de resistência de indígenas contra a construção de hidrelétricas.

Projeto Lobos da Canastra
O Projeto Lobos da Canastra está em sua segunda campanha do ano de 2013. Um trabalho que visa, além dos estudos de ecologia, saúde e comportamento do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), entender como a espécie tem se comportado e sobrevivido em áreas rurais e com grande intervenção e interferência humana.

Uma ponte perto demais
A construção da ponte sobre o Rio Negro, inaugurada em 2011, vem modificando os municípios da margem direita do rio (Iranduba, Manacapuru e Novo Airão).

Uma volta deliciosa em torno do lago Walden
O inverno afasta os frequentadores da bem cuidada reserva estadual de Walden Pond. É um bom momento para ver com os olhos de Thoreau.

Macacos-prego também preferem usar ferramentas
Como os humanos, eles também gostam de facilitar a vida, escolhendo ferramentas e posições que facilitam a quebra de cocos de babaçu.

Onça-pintada passeia na recepção do P.N. do Iguaçu
Em plena sexta-feira antes do Réveillon, o animal caminha no acesso público do parque: raridade registrada pelas câmeras de segurança.

 

 

 

Leia também

Análises
15 de janeiro de 2026

Autogestão comunitária como princípio de Justiça Ambiental

Livres consultas recíprocas estabeleceram benefícios econômicos para todos, que assumem práticas ambientalmente corretas sem sacrificar individualidade alguma

Externo
15 de janeiro de 2026

Por que forçar as pessoas a adotar práticas ecológicas pode sair pela culatra

Um novo estudo revela um dilema para a política climática: as pessoas não gostam quando dizem a elas o que fazer

Por Tik Root
Notícias
15 de janeiro de 2026

Saúde na Amazônia precisa ser redesenhada diante da crise climática, defendem pesquisadores

SUS na Amazônia precisa se adaptar às mudanças climáticas, incorporando saberes tradicionais, indicadores locais e estratégias de cuidado ajustadas ao território, apoiam

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.