O projeto Rede InfoAmazônia,ideia proposta por ((o))eco no Desafio de Impacto Social Google Brasil, se tornará realidade graças ao financiamento de R$ 500 mil anunciado pela gigante de tecnologia na última quinta, dia 08. Foram 4 projetos vencedores que receberam o prêmio de R$ 1 milhão, porém em uma decisão inesperada pelo público, a Google decidiu apoiar todos os outros 6 finalistas com metade do valor dos principais agraciados.
Finalista do concurso realizado pela primeira vez no Brasil, após de edições no Reino Unido e na Índia, o projeto de ((o))eco aposta em nova tecnologia de monitoramento de qualidade de água para levar informação a moradores das 4 maiores capitais da Amazônia. Com os recursos obtidos, nossa equipe vai desenvolver 80 sensores que serão conectados à rede de celular, enviando mensagens de texto com alertas sobre possível contaminação de fontes de água potável.
Leia também “Ciência Cidadã para democratizar a informação ambiental”
Os principais vencedores do desafio foram a Conservação Internacional, o Instituto Zero a Seis e a rede Meu Rio. Os projetos foram escolhidos por um juri formado pelo apresentador Luciano Huck, o rapper MV Bill, o empresário Josué Gomes da Silva, a filantrôpa Viviane Senna e a chefe do Google.org Jaqueline Fuller. Além disso, o Geledés, instituto dedicado a combater a violência contra a mulher, recebeu prêmio por votação popular.
Ao todo 750 projetos se inscreveram no Desafio de Impacto Social Google Brasil e apenas 10 finalistas participaram de uma apresentação na sede da empresa em São Paulo. Ao todo, mais 2 milhões de pessoas assistiram ao vídeo de apresentação de propostas e 475 mil votaram na plataforma do concurso.
O projeto de sensores de ((o))eco pretende acrescentar informações de maior granularidade ao já conhecido trabalho de jornalismo ambiental e visualização de dados de nossa organização. Há quase dois anos, ((o))eco iniciou as atividades de seu laboratório de inovação em jornalismo ambiental – ((o))ecoLab, desenvolvendo a plataforma de dados e mapas digitais InfoAmazonia e outros aplicativos focados na melhoria da difusão da informação ambiental.
Leia Mais
Saneamento básico e a qualidade d´água que a gente bebe
Leia também

Estamos dispostos a pagar a conta de não reação frente aos impactos ambientais?
A falta de percepção do papel das áreas naturais para o bem estar e manutenção de atividades econômicas explica como temos aceitado, de forma bastante permissiva, a degradação continuada do patrimônio natural →

Cota Zero: MT perde o prazo para criar registro e pescadores ficam a ver navios
A falta do cadastro pode deixar inúmeras famílias e indivíduos sem qualquer renda, ainda mais com a chegada da piracema →

Brasil pedirá carcaças das araras-azuis-de-lear traficadas que teriam morrido em Bangladesh
A medida é essencial para aprofundar as investigações sobre o crime, mas todo o processo foi moroso, avaliam especialistas →