Notícias

Teiú: um nome curto para um lagarto grande

Pelo seu tamanho, o homenageado da semana não é difícil de encontrar. Mas se o fizer, cuidado que ele é bravo

Redação ((o))eco ·
5 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás
Tupinambis teguixin ou, simplesmente, teiú. Foto: Javier Reina/Flickr.

A cabeça é comprida e pontiaguda, com mandíbulas fortes providas de pequenos dentes pontiagudos. Da boca salta uma língua cor-de-rosa, bem comprida e bifurcada. Tem uma cauda longa e arredondada. As escamas tem uma coloração geral negra, com manchas e faixas brancas sobre a cabeça e membros. O papo e face são brancas, adornados de manchas negras. E é grande: em média tem 1,40 metros de comprimento, mas não é incomum atingir os 2 metros. Se encontrar um lagarto com estas características, estará diante de um teiú.

O teiú (Tupinambis teguixin, Tupinambis merianae ou Salvator merianae), também chamado teiú-branco, ou ainda tiú, teiuaçu, tejuguaçu, teju, tejo, teiú-açu, tiju, tejuaçu ou teiú-brasileiro, é um réptil da família dos Teídeos (comumente chamados teiús, tejus ou tegus). Trata-se do maior e mais comum lagarto no Brasil, sendo encontrado desde o sul da Amazônia até o norte da Argentina. Habita regiões de cerrado, mas pode ser observado também em regiões mais úmidas como florestas, bordas de matas-de-galeria e dentro de matas mais abertas, inclusive em regiões de clima temperado como é o caso dos teiús argentinos.

O animal, quando encontrado no seu habitat natural, é conhecido sobretudo por sua agressividade e voracidade. Se atacado, primeiro tentará fugir, mas, se impedido, desferirá golpes violentos com a cauda. Outro mecanismo de defesa é a mandíbula: a mordida de um teiú adulto é tão poderosa que pode esmagar dedos humanos. Os teiús nascidos em cativeiro, no entanto, costumam ser dóceis.

Onívoro, estes lagartos forrageiam uma ampla gama de alimentos, utilizando a língua bifurcada. Na sua dieta incluem-se pequenos mamíferos, pássaros e seus ovos, répteis, anfíbios, insetos, vários artrópodes, carniça, vermes e crustáceos. Também se alimenta de frutas suculentas, folhas e flores. No interior do país é famoso por assaltar galinheiros para atacar ovos e pintinhos.

Embora sejam lagartos terrestres, são capazes de escalar pequenas árvores e rochas. E também são exímios nadadores, capazes de permanecer submersos por até 22 minutos. A espécie também apresenta dimorfismo sexual com os machos maiores que as fêmeas e exibindo “papadas” mais proeminentes.

A teiú fêmea constrói tocas para colocar seus ovos ou se aproveita de cupinzeiros. Põe, em média 12 a 35 ovos, que serão protegidos até que choquem. O período de incubação é de 90 dias. Os filhotes são esverdeados, uma coloração que vai cede à medida que amadurecem.

Os teiús estão entre os répteis mais explorados comercialmente no mundo. A espécie é muito caçada por suas peles e em grau menor para abastecer o comércio de animais comercial. Também são caçados para consumo humano em regiões da Argentina , Paraguai e Bolívia. No Brasil, este lagarto é criado em cativeiro e comercializado com aval do IBAMA.

De acordo com a Lista Vermelha da IUCN, o T. teguixin é listado como Pouco Preocupante. Isto porque a espécie tem uma ampla distribuição na sua área de ocorrência; é capaz de se adaptar a vários habitats, e porque não há dados que demonstrem que sua grande população esteja sofrendo um significativo declínio que justifica uma classificação em uma categoria mais ameaçada.

 

Leia também
Acorda, Raposa!
Sovi, o gavião de chumbo
Caranguejo-Amarelo em Alerta

 

 

 

Leia também

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Notícias
28 de março de 2024

Justiça Federal determina expulsão de invasores de terra indígena no Pará

A TI Alto Rio Guamá passou por desintrusão em 2023, mas voltou a ser invadida no último domingo; no início do mês, falso juiz reuniu população e mentiu sobre “direito de retorno”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 34

  1. Vick diz:

    Hoje descobri porque as cascas de ovos que coloco num pauzinho para afugentar insetos da horta, quando eu ia ver no dia seguinte estavam todos revirados pelo chão. Achei até que fosse gambá. Mas hj vi um grande subindo o muro com um rabo listrado. E derrubou a isca para abelhas tbm. Mas sabendo que é ele, não vou me importar, esses bichos só querem um pouco de comida e compreensão, estão ameaçados de extinção.


  2. lucas silva diz:

    Quando nos preocupamos com nossos filhos fazemos de tudo para que eles possam crescer da maneira mais segura possível. Por isso instalei o apk https://brunoespiao.com.br/espiao-de-camera no celular dos meus filhos, com esse apk eu consigo ver tudo o que fazem no celular.


  3. MARIA CRISTINA diz:

    Aqui ,ao lado da minha casa tem um terreno baldio ,todo murado, tem um que foi jogado por um esperto que achou que poderia domesticar kkkk adorei saber que o bichinho foi jogado aqui depois de morder uma criança da família kkk . Só que agora o bichinho não esta em seu habitat e a informação indireta que tive de TODOS os órgãos de proteção é que é pra deixar o bicho aqui mesmo que ele morre. Este é o brasilixo


  4. Sítio diz:

    E eu quero saber como acabar com estes bichos, acabou com os ovos do meu galinheiro, o que fazer???


    1. Jucá diz:

      Se ele está no local, é porque ou ali era o local dele ou alguém (quem sabe até mesmo VOCÊ) destruiu a mata onde ele vivia.
      Cria galinha em outro canto, cerque o local delas como telas nas laterais e superiores, e o bicho não vai incomodar. Nunca vi criador que não sabe como cuidar da criação… até foi boa coisa ter perdido os ovos, quem sabe seja a oportunidade pra você estudar sobre criação em vez de não saber do básico.


  5. Sheila diz:

    Apareceu dois teius onde moro, moro próximo a um lugar com mato, mas eles cavaram uma toca embaixo de casa, tenho medo dele atacar meus Gatos. Sabem se eles atacam ou se alimentam de gatos? Será que devo chamar a polícia ambiental para buscar?


    1. Elisane diz:

      Acho que sim retira eles dai! Por que ja atacaram duas gatas! Aqui da casa da minha prima e agora elas desapareceram provavelmente foram eles ela mora numa area de mato e se ve eles bastante na area!


  6. Douglas diz:

    Moro em uma Chácara, tem uma Família destes bichinhos no Meu Quintal… São muito bonitos, Dou comida à eles, (frutas, ovos, etc) e eles já estão vindo bem pertinho, Acho que eram de cativeiro, e que alguém os "abandonou" por aqui…


  7. wilma diz:

    Poe favor, os Teius atacam galinhas?


  8. Sillena Caroline diz:

    Tem um desses na minha casa, mora em um buraco, sera que é uma fêmea com ovos?
    Tenho um filho de 3 anos, o animal representa algum risco para ele ou para alguém da casa?


  9. Walmir Dantas diz:

    Esse aí da foto, é um Teju-açu ( ou Tejo ), que habita o Nordeste…..Difere do Teiu, que é menos escuro, menor e papudo no pescoço!


  10. Luciana diz:

    Moro em uma chácara. Resgatei uma gatinha de 50 dias . Cuidei e numa noite ela saiu para o quintal. Quando escutei um barulho ela estava sendo atacada por um animal no qual não consegui ver. Foi muito rapido. Ele fugiu. Fez um estrago na minha gatinha. Quebrou costela, perfurou o pulmão e o diafragma. Levamos no veterinario, mas ela não resistiu. Teiu pode fazer esse estrago, ele costuma atacar a noite?


  11. Edna diz:

    Moro ao lado de um destes lagartos ele aparece na minha casa todo dia numk me atacou nem eu e nem aos meu filhos quando ele ver a gente ele volta pro mato já chegou a entrar dentro da nossa casa coloco ele pra fora e ele sai correndo com medo, algumas pessoas já tentaram matar ele eu não deixei que culpa o bichinho tem se a gente que tá invadindo seu habitat…


    1. Lis diz:

      Aqui onde Moro na baixada fluminense, tem muito desses bichos, são feios e assustados, tenho medo deles, tamb existe muitos caramujos africanos


  12. Welington diz:

    Boa noite eu gostaria de pedir uma ajuda eu achei um lagarto teiú q achei mas ele está com o corpo meio molenga e os olhos dele ainda está fechado. Oq devo fazer


  13. Irailde diz:

    Meu cachorro foi mordido por um já nao sei mais oque fazer acho que vai morrer


    1. Sara diz:

      Meu Deus, você tentou levar o seu cachorro no veterinário? Claro que se a ferida não for tratada, há o risco de infecção! Acredito que antibióticos próprios para cachorros dados pelo veterinário ajuda e muito.


    2. Maria da Conceição diz:

  14. Lúcia diz:

    Estou com um desses no meu pomar, agora com mangas, bananas, morangos, etc. Ontem ele atacou e devorou uma pomba rola. Tenho netas pequenas, usamos muito o pomar para diversões. Acabado o sossego… Há algo possível para afugenta-lo?


    1. Jucá diz:

      O bicho não é bravo. Se você avança, bate palma pra intimidá-lo, ele sai correndo como se não houvesse amanhã, assustado e fazendo barulho de medo. Ele só morde ou bate com o rabo se estiver sem ter como fugir, e ainda assim não é nenhuma mordida terrível, nada que um Merthiolate no local da mordida não resolva.
      Se ele está no local, é porque ou já morava ali ou destruíram a mata onde ele morava. E o prejuízo não passará de algumas rolinhas sendo devoradas e ovos desses passarinhos.
      Acho que a senhora e suas netas são muito chatas, isso sim. Eu hein.


  15. Mariana diz:

    Ano passado apareceu em minha casa um Teiu, foi uma coisa temporária e quando o clima começou esfriar ele desapareceu. Esse ano ele voltou, ele passeia pelo pátio e não parece ter mais tanto medo da gente, já demos ovo pra ele e até um apelido carinhoso: Laércio o Lagarto hauahaus. Como ele não mudou quase nada de tamanho do ano anterior pra cá penso que "ele" pode ser "ela" e estou com medo de que bote ovos em meu pátio, caso isso aconteça o que pode acontecer e o que devo fazer?


  16. Roberta diz:

    Boa tarde, tenho que apresentar um trabalho sobre o tupinambis merianae o famoso teiu , preciso falar de uma patologia do mesmo ?
    alguém pode me informar onde eu encontro essas informações ?
    Obrigada


  17. LEONARD W. DE SOUZA diz:

    AMIGOS BOA NOITE MEU ANTIGO INQUILINO CRIAVA ESSE BICHINHO PARA COMER. O COITADO DO BICHO FUGIU E FICOU SUMIDO POR MAIS DE UM MÊS, ANDANDO PELOS TELHADOS COMENDO OVOS DE POMBO . O INQUILINO FOI EMBORA ATÉ DEVENDO TALÕES DE LUZ AQUELE DESGRAÇADO. NUM BELO DIA FUI FAZER UMA REFORMA NO TELHADO DO IMÓVEL PARA ALUGA-LO NOVAMENTE E ACHEI O BICHO ME ASSUSTEI NO PRINCÍPIO MAS VI QUE O BICHO ERA DÓCIL, CONSEGUI PEGA-LO E PERCEBI QUE SE SOUTASSE NO MATO IRIA MORRER DE FOME POIS ERA DE CATIVEIRO . VINHA COMER NA MÃO. RESUMINDO MINHA FAMÍLIA SE APEGOU TANTO AO BICHO QUE ADOTAMOS COMO MEMBRO DA FAMÍLIA. NÃO SEI SE O ANTIGO DONO TINHA LICENÇA PARA CRIA-LO NÃO SEI O QUE FASER TENHO MEDO DO IBAMA LEVA-LO EMBORA E ELE MORRER NO HABITATE. ELE DORME NA CAMA, ANDA NO COLO E ATENDE PELO CHAMADO! O QUE DEVO FAZER PARA CONSEGUIR LEGALIZA-LO. JÁ QUE NÃO SEI O PARADEIRO DO ANTIGO DONO!


  18. Douglas Oliveira diz:

    Aqui em casa tem um será que se eu capturar ele consigo doméstica ele ? Na verdade já capturei mais ele fujio. Mais sempre volta por causa do galinheiro


  19. Felipe diz:

    Olá, sou Bombeiro e neste mês, outubro de 2017, estamos capturando uma média de dois teiús por dia nas residências. Algo incomum pois é muito raro este tipo de chamada. Qual o motivo?


    1. Sara diz:

      Eu acho que sei o motivo, o homem está cada vez mais invadindo a casa dos bichos que são as florestas. Construindo próximo de reservas ou até destruindo reservas para construção de casas, queimando florestas sem nenhuma fiscalização porque Brasil é Terra de Alice no país das Maravilhas, e ninguém vê nada e se chegar a ver não faz denúncia. Ninguém vê a pessoa praticando maus-tratos aos animais, ou atropelando um gambá propositadamente, enfim, e com isso nossa fauna vai para o brejo com animais em extinção. As usinas de cana, eu nem suporto ver cana na estrada e ainda tem gente que não entende nada de proteção à natureza e acredita que cana é natureza, e é bonita. Os usineiros, e agricultores de agronegócio queimam a cana e propositadamente tem alguma mata no caminho que pega fogo também, aí acaba com a mata para plantar mais cana e tem lugar que eles queimam que nem dá para plantar nada. Os bombeiros sabem que esse é o motivo. Por quê tem cobras, gambás, lagartiu aparecendo na cidade? Porque o homem está acabando com os seus habitat ´s naturais por interesse próprio, essa que é a verdade. Só que não vamos comer dinheiro. Acabando com eles acabamos conosco.


  20. Nicolás diz:

    Eu moro em um achacara e achei um igualzinho a da foto, ele atacou minha mãe e aranhou a perna, meu cachorro tentou defende-la é tudo mais, porem ele fugiu más ainda esta no quintal, nos devemos preocupar? É venenoso? Cómo posso tirar ele em segurança da minha casa?


    1. Gustavo diz:

      Bom dia Nicolás, meu nome é Gustavo e sou estudante de biologia da UFLA, e te digo que não há motivos para grandes preocupações, os Teiús não são animais agressivos pró ativos e esse que te atacou deve voltar para a área de onde veio. Não são venenosos, porém a boca de répteis costumam ser bem sujas e por isso é recomendado assepsia e antibiótico caso haja mordida, e caso se sinta ameaçado pelo animal chame a polícia florestal da região para que realoquem o animal corretamente


      1. Vinicius diz:

        Fui mordido, logo em seguida lavei com muita água e álcool, não foi uma mordida grande, foi de raspão, porém devo me preocupar e procurar um médico?


    2. Sara diz:

      Não há motivos para se preocupar, ele só ataca mesmo quando é acuado. Geralmente a primeira reação dele é a fuga. E se é acuado ataca com a defesa dele dando rabadas ou mordida. Ele não é venenoso. Alguns até ficam domésticos, ele gosta de ovos. Agora se você não o quer no quintal chame o corpo de bombeiros e eles o levaram para um local seguro de mata. Esse é o certo.


  21. Wendel Rocha diz:

    Gostaria de saber se vocês têm contato com algum criador autorizado.


  22. José Rafael diz:

    1. Maria da Conceição diz: