Notícias

Guia de Sinalização de Trilhas, por Pedro da Cunha e Menezes

O WikiParques está lançando, como parte das comemorações do aniversário de 10 anos de ((o))eco, o Guia Prático de Sinalização de Trilhas. Acesse gratuitamente!

Paulo André Vieira ·
13 de agosto de 2014 · 7 anos atrás

Com exemplos colhidos em cerca de duas centenas de unidades de conservação em quase 50 países, o WikiParques está lançando hoje, como parte das comemorações do aniversário de 10 anos de ((o))eco, o Guia Prático de Sinalização de Trilhas. Escrito por Pedro da Cunha e Menezes, especialista em Unidades de Conservação urbanas e ex-diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, o guia tem acesso livre através de um site próprio. Em breve, haverá também uma versão para ser impressa ou consultada em tablets, celulares e leitores de livros eletrônicos. Clique aqui para acessar o guia.

Uma trilha nada mais é do que uma estrada para pedestres. E todas as estradas, desde sua concepção inicial, sempre incorporam a necessidade da sinalização. É com esta definição direta que o leitor é convidado a conhecer e aprender como sinalizar uma trilha, utilizando um padrão que tem sido implementado com sucesso no Parque Nacional da Tijuca há mais de 15 anos. Depois dos trabalhos de sinalização feitos no parque em 1999, a média de pessoas perdidas em suas trilhas caiu de mais de 100 para menos de 5 por ano.

Apesar de seus 75 milhões de hectares, o Sistema Federal de Unidades de Conservação Brasileiro tem menos de 300 km de trilhas sinalizadas. Para comparar, a Ilha de Dominica, um diminuto país caribenho, com 70 mil habitantes e 75 mil hectares de área total, conta com mais de 250 km de trilhas sinalizadas.

O guia já começará a ser usado durante o treinamento dos líderes que vão coordenar o mutirão de sinalização de toda a Trilha Transcarioca, que corta a cidade do Rio de Janeiro, da Restinga da Marambaia até o Pão de Açúcar. Marcado para o dia 14 de setembro de 2014 (domingo), o objetivo do mutirão é sinalizar todos os 150 km da trilha em um só dia, através de cerca de 500 voluntários trabalhando em 34 grupos simultâneos.

Apoiar o lançamento do guia é um esforço do WikiParques para compartilhar conhecimentos sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Disponibilizá-lo nos melhores formatos ajuda a todos que entendem o uso público e ecoturismo como um incentivo à conservação de áreas protegidas e que desejam contribuir para o manejo e sinalização corretos de suas trilhas.

 

Leia também
Tirar o lixo da trilha não impede o lixo que vem de longe
Parque Municipal do Grumari ganha 10 km de trilha sinalizada
Ficou mais fácil navegar no WikiParques

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Análises
29 de novembro de 2021

Compatibilizar o incompatível é solução pra quê?

Querem mudar a Lei do SNUC através de um instrumento obtuso sem suporte científico, que ignora tudo que a legislação estabelece no que concerne à proteção da nossa biodiversidade

Salada Verde
29 de novembro de 2021

ICMBio abre concurso para 171 vagas

Edital publicado nesta segunda-feira (29) oficializa o concurso para servidores do órgão ambiental, com 61 vagas para analistas e 110 de técnicos

Notícias
29 de novembro de 2021

Conama volta a debater proposta que restringe cadastro de entidades ambientalistas

As alterações propostas aumentam a burocracia e diminuem a ampla participação das entidades ambientalistas no Conama. Organizações socioambientais pedem pela rejeição do projeto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta