O domingo, 21 de setembro, foi dia em que centenas de milhares de pessoas se reuniram para marchar em prol do clima. Nova York, Berlim, Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Londres, Vancouver, Bogotá e Melbourne estão entre as cidades em que multidões participaram da Marcha promovida pela ONG Avaaz e mais de 1.200 organizações não-governamentais ao redor do mundo. O objetivo da marcha é pressionar autoridades que se reunirão nesta terça-feira (23) na Cúpula de Líderes pelo Clima, na ONU, a se comprometer a adotar fontes de energia não poluentes até 2050.
Num dia chuvoso de fim de inverno, no Rio de Janeiro mais de 4 mil pessoas caminharam na orla de Ipanema, (veja fotos). Em Nova York a marcha reuniu 300 mil pessoas. Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, participou da caminhada, num esforço de trazer a mobilização da opinião pública para a Cúpula do Clima. Essa reunião servirá como prévia para a Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas (COP), que esse ano ocorrerá em Lima, no Peru, em novembro.
Em mais de 161 países aconteceram pequenas manifestações pedindo o fim dos subsídios a energia fóssil e que os governos se comprometam a adotar fontes de energia 100% limpas até 2050.
Leia Também
Rio: preparativos para a caminhada pelo Clima
Brasil, entre o berço esplêndido e caos climático
Mudanças do clima reduzem produção de alimentos
Leia também

Entrando no Clima ep #7: Clima tenso na COP 28
Brasil na OPEP+, França contra o acordo UE-Mercosul e juventude na COP são os temas de destaque neste episódio →

“Petrobras não vai parar de prospectar petróleo”, diz Lula na Cúpula do Clima
Um dos principais objetivos da COP 28 é encontrar caminhos para a descarbonização. Presidente defende que o Brasil é capaz de produzir combustíveis mais "saudáveis" →

Na Cúpula do Clima, Lula confirma entrada do Brasil na OPEP+
Sociedade civil chama de "escárnio" o anúncio, feito durante evento que busca acordo global de eliminação dos combustíveis fósseis, causadores da mudança no clima →