Notícias

Caminhada pelo clima reúne quase 1 milhão em todo o mundo

No domingo, manifestantes se reuniram em cerca de 1,5 mil eventos para pressionar governos a se comprometerem com energia limpa.

Redação ((o))eco ·
22 de setembro de 2014 · 7 anos atrás

Marcha em Nova York reuniu 300 mil pessoas entre artistas, políticos e manifestantes. Foto: Avaaz.
Marcha em Nova York reuniu 300 mil pessoas entre artistas, políticos e manifestantes. Foto: Avaaz.

O domingo, 21 de setembro, foi dia em que centenas de milhares de pessoas se reuniram para marchar em prol do clima. Nova York, Berlim, Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Londres, Vancouver, Bogotá e Melbourne estão entre as cidades em que multidões participaram da Marcha promovida pela ONG Avaaz e mais de 1.200 organizações não-governamentais ao redor do mundo. O objetivo da marcha é pressionar autoridades que se reunirão nesta terça-feira (23) na Cúpula de Líderes pelo Clima, na ONU, a se comprometer a adotar fontes de energia não poluentes até 2050.

Num dia chuvoso de fim de inverno, no Rio de Janeiro mais de 4 mil pessoas caminharam na orla de Ipanema, (veja fotos). Em Nova York a marcha reuniu 300 mil pessoas. Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, participou da caminhada, num esforço de trazer a mobilização da opinião pública para a Cúpula do Clima. Essa reunião servirá como prévia para a Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas (COP), que esse ano ocorrerá em Lima, no Peru, em novembro.

Em mais de 161 países aconteceram pequenas manifestações pedindo o fim dos subsídios a energia fóssil e que os governos se comprometam a adotar fontes de energia 100% limpas até 2050.

 

 

Leia Também
Rio: preparativos para a caminhada pelo Clima
Brasil, entre o berço esplêndido e caos climático
Mudanças do clima reduzem produção de alimentos

 

 

 

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta